Sanasa mantém nível de potabilidade acima de 99%

Da Redação – 11.04.2016 – 

Concessionária de Campinas divulga relatório anual de 2015. Nenhum exame mostrou alteração que pudesse comprometer potabilidade da água, segundo a empresa. 

Considerada uma referência entre as concessionárias públicas de saneamento básico no Brasil, a Sanasa manteve a qualidade dos 300 milhões de litros que tratou em 2015. A informação é do seu mais recente relatório de qualidade, distribuído entre os usuários da companhia.

No ano passado, a empresa realizou 93.449 exames em suas cinco estações de tratamento de água (ETAs). O resultado mostra que 99,3% dos exames ficaram dentro dos padrões de potabilidade exigidos. Apenas 0,7% foram considerados alterados, mas não a ponto de comprometer a potabilidade da água distribuída para consumo.

Duas ETAs (a 3 e a 4) concentraram 75% da amostragem, seguidas pelas ETAs 1 e 2, com 21% das amostras. Na ETA Capivari foram executados 157 (4%) amostras ao longo de 2015. As análises foram processadas a partir de quase 3,9 mil amostras.

 

As cinco ETAs pertencentes à Sanasa adotam o sistema convencional de tratamento, que inclui desinfecção primária, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção secundária e fluoretação. A coleta de água acontece nas bacias dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari.