Saneamento básico em Alagoas prevê abastecimento de água para 35 mil pessoas

Da Assessoria de Imprensa da Seinfra/AL – 20/04/2016 –

Giro de Obras: os municípios de Minador do Negrão, Igaci e Estrela de Alagoas recebem obras de abastecimento de água por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

saneamento AlagoasAs obras de saneamento básico em Alagoas são resultado de um convênio com governo federal e visam melhorar a qualidade e a quantidade de água para 35 mil pessoas. O projeto foi dividido em três etapas: a primeira, voltada à Estrela de Alagoas, a segunda, atenderá Minador do Negrão e a última foi destinada a Igaci.

A primeira etapa consiste na captação de água da barragem do Bálsamo e a interligação no sistema já existente em Estrela de Alagoas. “Vamos reforçar o sistema já existente e recuperar a estação elevatória”, colocou a superintendente de Obras da Seinfra, Silvia Valéria.

Ela ainda explicou que a causa da escassez no abastecimento de água do município se deu pela secagem da barragem da Limeira. “Como a barragem do Bálsamo é do lado contrário, vai ser necessária a construção de uma nova adutora com mais ou menos 11 km”.

Minador do Negrão é o município contemplado na segunda etapa do convênio, com a substituição de 5 km da rede existente por uma nova. “A rede antiga sofre arrebentamentos e vazamentos. A nova será de ferro fundido, um material que dificulta as ligações clandestinas, mais resistentes”, explanou a superintendente.

A última etapa será no município de Igaci, que levará água do reservatório de Palmeira dos Índios para a cidade, através de uma adutora de mais de 16 km, também de ferro fundido e 200 milímetros de diâmetro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *