Saneamento ganha pacote de software como serviço (SaaS)

Da redação – 23.05.2016 – 

Oferta foi desenhada pela divisão de utilities da Sonda IT e engloba hospedagem de programa de gestão comercial em data center de alta disponibilidade.  

O software como serviço ou SaaS, da sigla em inglês, é um velho conhecido do mercado corporativo: a empresa contrata um pacote de programas, que passa a ser atualizado pelo especialista em tecnologia da informação. No caso do mercado de saneamento, o foco são os software de gestão comercial. Pelo menos no lançamento da oferta pela Sonda IT, um dos grandes integradores brasileiros.

De acordo com a empresa, as operadoras do segmento passam a ter acesso ao software de gestão Comercial Solution (CS) em datacenter de alta disponibilidade, além do treinamento de usuários e suporte de  manutenção pós-implantação da solução. Pelo modelo de negócio, a concessionária paga uma taxa mensal à Sonda para obter infraestrutura, software e serviços de implantação, suporte e manutenção.

Segundo Fábio Campos, diretor comercial da vertical de negócios Utilities da Sonda IT, os clientes que utilizarem o modelo de Software como serviço, terão benefícios como a diluição dos investimentos no tempo além de ter uma empresa especialista administrando sua infraestrutura e mantendo seu sistema de gestão operando com confiabilidade.

O Comercial Solution (CS) não está limitado às concessionárias e pode ser adotado pelas cooperativas de saneamento. A oferta permitiria a gestão integrada da informação nas frentes de faturamento, arrecadação, serviços de campo, cobrança, gestão de hidrômetros e atendimento ao consumidor através de diferentes canais.

Para a Sonda, o SaaS de gestão comercial aparece no momento em que o segmento passa por um processo de amadurecimento e impacto com questões ligadas à crise hídrica, ainda em recuperação “Este momento de crise atual pressiona as concessionárias na busca de ganhos de eficiência e melhorias na gestão para que possam estruturar a sua evolução de forma sustentável”, conclui Campos.

Em complemento ao CS, a integradora também disponibiliza a solução Mobile Solution (MS). Com ela, é possível realizar o faturamento e a impressão das faturas para o consumidor final, em campo, além de outros serviços. Nesse caso, o objetivo é agregar agilidade aos leituristas e técnicos de campo. De acordo com a Sonda, o pacote do MS pode incluir os equipamentos e o suporte técnico no modelo de serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *