Sanepar cria manual de como economizar energia

Da Redação – 08.02.2017 –

Concessionária paranaense publica livro com propostas de eficiência energética na área de saneamento. Nove trabalhos fazem parte da obra e foram premiados pela empresa em janeiro desse ano.

Basicamente o negócio da Sanepar é tratamento e fornecimento de água de qualidade e tratamento de esgoto. Quase toda a infraestrutura por trás disso exige energia ou pode gerar energia. Em função disso, a concessionária tem dois prêmios para estimular sugestões de dentro e fora da empresa. Agora, os trabalhos foram reunidos num livro, lançado no final de janeiro. O foco? Uso inteligente e alternativo de energia. A apresentação da obra ocorreu num workshop em Curitiba, que reuniu mais de 160 profissionais.

“Nossa preocupação em lançar os prêmios e incentivar a pesquisa está atrelada ao tripé da sustentabilidade, com ganhos nos níveis econômico, ambiental e social”, resume o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche. Ele lembra que o livro reúne nove trabalhos de profissionais de vários locais do Brasil e está disponível no link: www.sanepar.com.br/a-sanepar/inovacao/publicacoes.

Na categoria graduação do Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis (PSTS), a pesquisa de Maiquel Auri Lamb, da UFSM, ganhou o primeiro lugar e centra-se na avaliação da eficiência energética em bombeamentos de água tratada. Na categoria mestrado e doutorado, André Pereira Rosa, da UFMG, ganhou o primeiro lugar com a pesquisa sobre aproveitamento de biogás e lodo excedente de reatores UASB como fonte de energia renovável em estações de tratamento Rodrigo Votre e tem como tema a otimização da macro distribuição do sistema de abastecimento integrado de Curitiba.