São Paulo pode receber primeiro hospital chinês da AL

Da Redação – 01.11.2017 –

Nesta semana, uma audiência entre o governo paulista e uma comitiva a de autoridades chinesas da área médica foi mediada pela Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China para discutir a possibilidade de construção do primeiro hospital chinês na América Latina, com capacidade para atender tanto a comunidade brasileira como a chinesa, em português e mandarim.

“A proposta é de unir a Medicina Tradicional Chinesa com as técnicas ocidentais, tanto na área de prevenção quanto na cura. O complexo hospitalar comportaria 250 leitos, com 50 de UTI, além de shopping e área cultural, com parque”, relata a assessora especial para assuntos internacionais do governo paulista, Ana Paula Fava

De acordo com documento da Câmara Brasil-China, as abundantes fontes de material de ervas terapêuticas chinesas e mais de 100 mil fórmulas patenteadas, possibilitam grande espaço para o desenvolvimento de novos produtos de cuidado com a saúde, com potencial aumento de mercado. “É também uma nova tendência substituir as drogas químicas pelas naturais, o que será um importante valor da medicina chinesa no desenvolvimento moderno”, ressalta o documento.

Desde a audiência do governador Geraldo Alckmin com a vice-primeira-ministra da China, Liu Yandong em agosto do ano passado, o governo paulista recebeu 11 delegações chinesas. O último encontro ocorreu em setembro deste ano, quando foi anunciado o consórcio chinês Temoinsa-Sifang/CRRC como o vencedor da concorrência para fabricar os trens da Linha 13-Jade, da CPTM, partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O Estado de São Paulo é o maior parceiro comercial e de investimentos da China na América Latina e possui uma colônia de 300 mil chineses. No primeiro bimestre deste ano, as empresas do país asiático importaram das indústrias da região do Vale do Paraíba quase R$ 1 bilhão a mais do que os norte-americanos. Trata-se do maior aumento de uma única nação compradora na balança comercial da região metropolitana do Vale do Paraíba.