São Paulo poderá ter nova rodovia com destino ao Porto de Santos

Redação – 31.03.2021 –

Manifestação de Interesse Público de empresas interessadas no plano rodoferroviário foi publicada na semana passada

Rodovia criará acesso ao porto de Santos, maior da América Latina e o mais importante do país

O governo de São Paulo planeja construir um corredor multimodal com destino ao Porto de Santos. Chamado de Linha Verde, o novo projeto pretende ser uma alternativa inteligente e moderna para o escoamento de toda a produção nacional. O primeiro passo foi o anúncio da Manifestação de Interesse Público (MIP), publicada na quinta-feira (25), no Diário Oficial.

A expectativa da Secretaria Estadual de Logística e Transporte (SLT) de SP é receber projetos para um corredor multimodal no eixo Planalto/Baixada, o que pode incluir além de uma rodovia, a construção de uma ferrovia.  A ideia é que o novo corredor logístico faça a conexão do Rodoanel à Margem Esquerda do Porto e à Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Os trabalhos fazem parte do planejamento da SLT de criar uma nova matriz de logística no estado que ofereça modelos mais eficientes no trânsito de cargas e mercadorias. “Passa pelo Porto de Santos boa parte do PIB Nacional e essa nova estrutura logística irá trazer um ganho incalculável à economia”, afirma João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes. O porto é responsável por 15% do volume de carga comercializada no Brasil, 28% do volume monetário e 43% dos contêineres no país.

Projeto pode incluir ou não uma malha ferroviária 

A implantação desse novo ramo logístico cria também um novo acesso ao litoral paulista e pode melhorar o fluxo do sistema Anchieta/Imigrantes, além de trazer outros benefícios como plataformas logísticas mais eficientes, além de melhorar o fluxo de veículos no Sistema Anchieta/Imigrantes. Outros ganhos incluem viagens mais rápidas para a Baixada Santista, redução no tempo de abastecimento dos caminhões e do custo de fretes, além da possibilidade de conexão com ferrovias que abastecem o estado. A agilidade no escoamento da carga de contêineres é outro benefício apontado pelo governo paulista.

“Queremos criar condições para um escoamento mais rápido e seguro da produção. O nosso foco é o crescimento econômico de São Paulo e do País”, conclui Octaviano. Segundo ele, a nova rodovia permitirá a implantação de novas tecnologias como compensação de emissões de gás carbônico decorrentes da operação, veículos com energia limpa, iluminação com energia solar, sistema de monitoramento inteligente e integração com o Centro de Controle.

Os interessados têm 30 dias para apresentar projetos ou estudos nesse sentido por meio de uma Manifestação de Interesse Privado – MIP. Os estudos devem conter a viabilidade técnica e econômico-financeira dessa nova rodovia, podendo ou não incluir uma malha ferroviária integrada para o transporte de cargas, especialmente de contêineres, originados ou destinados diretamente de ou para os terminais portuários.

A opção pela tecnologia a ser sugerida é livre e terá que atender aos requisitos operacionais para fluxo de veículos em ambos os sentidos, transpondo a Serra do Mar que se interpõe entre o Planalto e a Baixada Santista.