Guindaste sobre esteiras da Terex levanta ponte de concreto no sudoeste alemão

Da Redação – 18.09.2015 –

Primeiro projeto com o modelo Superlift 3800 é executado em cidade na qual a multinacional americana tem fábrica e pode dispor de todo o seu aparato logístico e de pós-vendas durante a operação.

Superlift 3800 na construção da ponte (foto: divulgação).
Superlift 3800 na construção da ponte (foto: divulgação).

A empreiteira alemã Steil buscou um guindaste sobre esteiras na fábrica da Terex em Zweibrücken para atuar diretamente na construção de uma ponte na mesma cidade alemã. Lá, a favor da utilidade local, o guindaste Superlift 3800 ergueu uma ponte de concreto de 78 toneladas que atravessava o rio Schwarzbach em uma área predominantemente residencial.

Segundo a Terex, os primeiros componentes do guindaste saíram da fábrica para chegar ao seu destino e as carretas que os transportavam tiveram de atravessar ruas estreitas, o que exigiu organização e precisão logística. “Nós tínhamos de planejar tudo, até o último detalhe, e calcular quando cada componente teria de ser entregue no canteiro,” diz René Perlich, líder do time de grandes guindastes da Steil em Trier e responsável pelo gerenciamento de projetos no dia da construção.

O espaço limitado que estava disponível foi o motivo da companhia ter decidido usar o guindaste Superlift 3800 para o projeto, dado o seu design compacto. “Os componentes desse guindaste têm formatos que possibilitam manobras, mesmo através de estradas estreitas,” Diz Thomas BeDuhn, gerente de pós-vendas dos guindastes da Terex Cranes.

Com a ajuda de um guindaste para todo terreno (AT), foi possível montar o Superlift 3800 dentro do prazo programado, de apenas três dias. O guindaste estava pronto para erguer a ponte após ser configurado com a sua capacidade máxima de 42 metros, 253 toneladas de contrapeso, e 50 toneladas de lastro central.

Segundo a Terex, a ponte tinha grandes tubos de alimentação, que precisarem ser cortados temporariamente até que a nova ponte fosse colocada em seu lugar. A ponte de concreto também possuía reforços maciços que tiveram de ser cortados igualmente, o que dificultou o cálculo do peso exato da estrutura completa antes que fosse elevada. “Esse foi outro motivo de decidirmos usar o guindaste Superlift 3800, pois ele possui reservas de capacidade,” explica Daniel Gödert, gerente de projeto.

Os especialistas realizaram um teste na tarde anterior e o peso da carga foi determinado em 78 toneladas. Ou seja, apenas 4 t mais do que o calculado, o que não impôs dificuldades. Após todas as preparações, a equipe montou os periféricos da ponte novamente e a Superlift 3800 ergueu a estrutura de concreto para a altura requerida de 10 metros em um raio de trabalho de 27 metros.

Graças ao trabalho realizado previamente, todo o processo acabou sendo rotineiro e durou 15 minutos. O guindaste também foi desmontado rapidamente, com o processo inteiro realizado em um dia.