Sem espaço para vaza jato: empresa oferece solução antiespionagem para celulares

Redação – 19.01.2019 –

ComSec, da Indra, oferece criptografia ponta a ponta para aparelhos móveis

Em tempos de ataque a smartphones e vazamentos bombásticos, a espanhola Indra aposta em sua plataforma contra a espionagem focada nos dispositivos móveis. Segundo a multinacional, o ComSec é compatível com qualquer sistema operacional, sendo destinado principalmente para órgãos públicos e empresas. Ela é também agnóstica e opera com qualquer tipo de aparelho, aplicando a criptografia para comunicações de voz, mensagens e arquivos enviados. Além disso, permite estabelecer chamadas de vídeo e criar salas de comunicação para manter as reuniões seguras.

De acordo com a Indra, a solução acontece como oferta integrada de segurança, com um serviço de inteligência e segurança cibernética. “Pontos como a configuração do telefone, conexões, grau de vulnerabilidade, permissões concedidas a aplicativos instalados e outras variáveis são constantemente monitorados pela companhia”, diz o anúncio oficial da empresa. A meta é detectar imediatamente se há um malware instalado ou se a segurança está de alguma forma ameaçada.

A solução está instalada nos celulares de mais de 12 mil profissionais do setor público e privado e evita o comportamento usual de invasões: o controle da câmera e do microfone do celular, que podem fornecer acesso direto a reuniões de trabalho e negociações com clientes. “Acessar a memória permite saber todas as chamadas realizadas, sua duração, as reuniões planejadas na agenda, os arquivos recebidos, imagens guardadas e também possibilita realizar o rastreamento da posição da transportadora”, destaca a Indra.