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Sem titânio, novos turbos de caminhão podem ser mais baratos e eficientes

Da Redação – 14.09.2017 –

Já aplicada pela Scania e Volvo, tecnologia da Honeywell permite substituir o metal de transição usado geralmente em ligas leves por alumínio fundido ou fresado.

A linha de turboalimentadores para ônibus e caminhões Garrett, pertencente à Honeywell Transportation Systems, ganhou nova tecnologia que a amplia a vida útil e pode ser mais barata e resistente do que as soluções convencionais produzidas com titânio. O Boreless, segundo a empresa, é diferente dos rotores convencionais (nos quais há um furo que passa por toda a peça). Nele, o furo passante do eixo que fixa o rotor do compressor ao rotor de turbina é eliminado, e por isso a confecção da peça pode ser feita com alumínio fundido ou fresado, ambos mais econômicos que o titânio.

Atualmente, a tecnologia é aplicada nos turboalimentadores fornecidos para caminhões e ônibus das montadoras Scania e Volvo. A Honeywell também comercializa produtos com essa tecnologia para aplicações de reposição na Mercedes-Benz.

O projeto, de acordo com a fabricante, proporciona melhor compromisso para aspectos aparentemente conflitantes: durabilidade e confiabilidade sem a utilização de materiais extremamente caros, por exemplo. “Sabe-se que o eixo do turbo e os rotores nele montados giram em rotações extremamente elevadas, perto de 120.000 rpm, no caso de caminhões extrapesados. Assim, os rotores estão sujeitos a uma força centrífuga extremamente elevada, que tem seu valor máximo na região de maior diâmetro”, informa a Honeywell. “No turbo Boreless, sem o furo passante na região sujeita à maior força centrífuga (a de maior diâmetro do rotor), reduz-se maneira significativa as tensões no componente, aumentando sua resistência à fadiga e sua durabilidade, mesmo com a utilização de material mais comum e que proporciona custo mais acessível, como o alumínio”, completa.

Adicionalmente, devido à menor densidade do alumínio em relação ao titânio, reduz-se também a inércia do turbo. Isso proporciona acelerações e respostas mais rápidas, proporcionando economia de combustível e menor emissão de poluentes. Outro ponto importante é que, devido a repostas mais rápidas do motor, a exigência no sistema de embreagem no momento da arrancada e das trocas de marcha é menor, prolongando sua vida.

Os turbos com tecnologia Boreless estão disponíveis tanto na linha original Garrett quanto na linha Reman Original Garrett, composta por componentes remanufaturados, com garantia de fábrica idêntica à das peças novas e preço de custo inferior ao de um componente zero quilometro.

Posted in Construção, Mineração, Transportes e logísticaTagged Garrett, Honeywell, turboalimentador

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