Senai­-SP cria laboratório de indústria 4.0 usando nova rede de telecom de 4,9G

Redação – 03.09.2020 –

A rede LTE/4.9G privada do OpenLAB do Senai-SP acaba de entrar em operação, integrando aplicações da Indústria 4.0 e apresentando diversos casos de uso para o ambiente industrial como mobilidade de equipamentos com realidade aumentada, fabricação flexível com o suporte de robôs autônomos e gerenciamento de ativos. A implementação da rede permitirá a capacitação de profissionais para atuar na digitalização da indústria, além de alavancar a adoção de tecnologias antes de seu lançamento no mercado.

A rede foi implementada pela Nokia, que acredita que a Indústria 4.0 oferece a oportunidade de aprimorar o trabalho das organizações utilizando tecnologia para digitalizar processos e capacitar os funcionários a desenvolverem novas competências.

Em uma pesquisa realizada em parceria com a ABI Research, a empresa constatou que 74% dos tomadores de decisão do setor de manufatura estão procurando atualizar suas redes de comunicação e controle até o final de 2022, com mais de 90% investigando o uso do 4G e/ou 5G em suas operações. Cerca de metade dos entrevistados (52%) acredita que a última geração de 4G/LTE e 5G será necessária para cumprir suas metas de transformação. “A implementação das tecnologias da Nokia no laboratório do SENAI-SP em São Caetano do Sul adiciona mais conteúdo ao nosso compromisso de desenvolver a indústria por meio de capacitação, tecnologia e inovação. Nosso desafio de avançar na Indústria 4.0 gerará frutos para o cenário competitivo do país como um todo”, diz Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Senai-SP, disse:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *