Série de podcasts sobre o mercado de provedores regionais mostra os desafios e soluções do setor

Redação InfraDigital – 22.08.2021 – Episódios contam experiências de executivos à frente de ISPs e opinião de especialista técnico

Passamos da metade da primeira temporada do podcast Conexão InfraDigital, um produto da parceria dos portais IPNews e InfraROI que mostra os desafios que o mercado de provedores de Internet (ISPs) enfrenta, bem como as soluções que adotam para chegar ao sucesso. Semanalmente, os jornalistas Jackeline Carvalho, do IPNews, e Rodrigo Conceição, do InfraROI, entrevistam especialistas da Intelbras e executivos de provedores para repercutir temas que envolvem o setor. 

Aqui, vamos fazer uma pequena recapitulação sobre os episódios passados, uma oportunidade para quem ainda não ouviu os programas se inteirar no assunto e já partir para esta segunda metade. Boa maratona! 

Ep. 01: Equilíbrio entre custos e investimentos para ISPs 

O consumo de banda larga cresceu consideravelmente com a pandemia, já que muitos passaram a conviver em casa e extrapolar o uso habitual da rede. Como resultado, os provedores tiveram que investir na rede para manter a qualidade de seu serviço. No entanto, os ISPs não viram o mesmo retorno de investimento chegar. Neste episódio, discutimos quais são as opções para que os provedores possam garantir uma boa experiência do cliente ao mesmo tempo em que conseguem lucrar mais.

Ep. 02: Sobre roubos e furtos em redes de telecom 

A interrupção de serviços de telecomunicações por causa de roubo e furto de cabos aumentou em 34% em 2020, na comparação com 2019. Foram mais de 6,5 milhões de usuários afetados e 4 milhões de metros de cabos furtados. O segundo episódio focou em qual o impacto para o negócio do provedor e como combater este problema. 

Ep. 03: Monetizando a rede dos provedores 

Voltando ao assunto de monetização do negócio dos provedores, o terceiro episódio tratou sobre as formas que as empresas do setor têm feito para aumentar sua receita. Aqui, somos apresentados ao modelo de negócios que a Bitcom adotou, que mirou no poder público como um novo cliente. 

Ep. 04: A importância da segurança para redes e roteadores 

O cenário de segurança do setor de tecnologia da informação e telecomunicações (TIC) não é nem um pouco inspirador. Segundo a Fortinet, empresa de cibersegurança, foram mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataques só no primeiro trimestre de 2021, o que mostra o interesse dos criminosos em obter mais receita. Neste episódio, a discussão gira em torno dos ataques a provedores de Internet e seus clientes e como é possível mitigar este problema. 

Ep. 05: Sobre o acesso à Internet banda larga em áreas remotas 

Que o provedor regional é o principal responsável pela popularização da Internet não é novidade. São com os investimentos dessas empresas que moradores de regiões mais distantes dos centros urbanos podem se conectar à Internet com qualidade. No entanto, também é preciso planejamento para que os ISPs invistam na infraestrutura de regiões ainda mais remotas, como as rurais. No quinto episódio, um especialista e um provedor mostram como fazer o investimento dar certo. 

Ep. 06: Automação residencial 

E que tal trazer mais variedade ao seu portfólio de serviços? O sexto episódio apresenta um novo mercado para os provedores regionais, o de casas inteligentes. Agregando mais tecnologia ao lar do cliente, o ISP pode obter mais receita e ganhar ainda mais relevância no dia a dia de seu usuário final. Confira exemplos de tecnologias e como um dos provedores entrevistados tem aproveitado este mercado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *