Siemens entrega maior turbina para segmento sucroalcooleiro

Da Redação – 08.10.2015 – 

Equipamento com 73,4 MW de potência será usado pela Delta Sucroenergia, de Minas Gerais.

A expansão da Usina Delta, do grupo mineiro Delta Sucroenergia, motivou a empresa a comprar a maior turbina para o segmento já fabricada no Brasil. De acordo com a Siemens, o equipamento movido a vapor, tem potência de 73,4 MW e deverá gerar aproximadamente 376.503 MWh/ano, quando estiver ativada.  Pesando 70 toneladas, a máquina exigiu uma detalhada logística de transporte, atravessando parte do interior paulista até a cidade mineira de Delta.

Tecnicamente, a SST600 foi projetada para ter uma capacidade de até 150 MW e pode ser utilizada tanto para condensação quanto para contrapressão, estando apta ainda para altas condições de pressão e temperatura de vapor. De acordo com a Siemens, o equipamento foi altamente personalizado para a demanda de instalação e operação da Delta. Flexível, ela atenderia diferentes condições de instalação, inclusive a de escape axial, que permite redução de custos.

A capacidade de geração de energia da SST600 pode abastecer cidades médias industriais como São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante um ano. Ou seja, aproximadamente 200 mil residências. Outro diferencial do turbina, além da capacidade, é o fato de ser o primeiro projeto de turbina a vapor para o setor de açúcar e etanol, no Brasil, que dispensa o uso do redutor com acionamento direto para o gerador.

Com a expansão da Usina Delta, o grupo mineiro maximiza a geração de energia durante os períodos de safra e entressafra, por meio da implementação do ciclo regenerativo. Esta solução influencia positivamente no rendimento da operação, contribuindo para geração adicional de energia. Neste contexto, a Delta terá capacidade para suprir a necessidade de consumo interno e comercializar os excedentes para o Sistema Integrado Nacional.

“Estamos muito contentes em participar do projeto de expansão da Usina Delta, que demonstra nossa capacidade em oferecer soluções a nossos clientes”, afirma Marcio Campos, gerente de vendas da Siemens no Brasil.  “Com isso, reafirmamos nossa posição como um dos principais fornecedores e prestadores de serviços no mercado de energia a vapor no mundo”, finaliza.