Sirio Libanês reduz custos de energia com geradores bi-combustível

Da Redação – 14.07.2016 – 

Hospital também reduziu a emissão de CO2 à atmosfera, já que os equipamentos utilizam gás natural no lugar de diesel.

O Hospital Sírio-Libanês adotou grupos geradores bi-combustível desenvolvidos pela Caterpillar em parceria da Comgás, e reduziu em 30% o consumo diário de energia elétrica. A informação é da Sotreq, distribuidora da Caterpillar no Brasil.

Esse tipo de grupo gerador realiza a mudança de combustível de diesel para gás, reduzindo a emissão de CO2 em até 50 mil kg, no caso do Sírio Libanês. “Ou seja, a transformação do motogerador impactou na redução de mais de 90% na emissão do material particulado em relação ao diesel”, informa a Sotreq. “A alternativa viabilizou ao hospital a operação dos geradores, todos os dias, no chamado horário de ponta, quando o custo da luz elétrica aumenta em até quatro vezes. Com a tecnologia, além do ganho ambiental, tivemos um proveito econômico”, completa Humberto Rodrigues da Mata, gerente de Manutenção e Operações Prediais do Hospital Sírio-Libanês.

Assim, o equipamento é utilizado pelo período de três horas, das 17h30 às 20h30 (horário de pico), e ainda evita o reabastecimento diário de 1,9 mil litros de diesel. “Com a habilitação dos geradores, o cliente conquistou uma economia de até 30% nas despesas com energia elétrica diária, no período em que o preço é até quatro vezes maior do que o normal”, salienta Maurício Garcia, diretor da unidade de Energia da Sotreq.