Sistema de gestão de ativos da NSK reduz custos

Da Redação 15.09.2015 –

Empresa participa da Exposibram, que começou ontem em BH, e foca nos segmentos de mineração, cimento e construção.

A multinacional japonesa NSK, especializada em rolamentos autocompensadores de rolos, desenvolvidos para equipamentos vibratórios, aposta na tendência de ajudar seus clientes a reduzir custos. Esse é o objetivo do seu Programa de Gerenciamento de Ativos (AIP), cuja metodologia é fornecida gratuitamente aos clientes da empresa. Desde 2012, o AIP está sendo aplicado no Brasil e já contabiliza cerca de 130 projetos. Segundo a NSK, os custos conseguidos somam mais de R$ 6 milhões. Com a consolidação do programa, a companhia estima que seus clientes devem fechar o 2015 com um redução de custos de R$ 9 milhões.

O AIP envolve diversas atividades técnicas e tem como foco os rolamentos fornecidos pela NSK. Quando implementadas corretamente, as ações aumentam o desempenho desse tipo de dispositivo e, com isso, a máquina do cliente ganha mais produtividade. Os resultados dos projetos AIP são validados pelo cliente e repassados à NSK, que monitora os dados.

Na Exposibram, feira que começou ontem em Belo Horizonte, a multinacional vai reforçar algumas linhas, entre elas a de rolamentos autocompensadores de rolos HPS, cuja vida útil foi melhorada, principalmente a capacidade de carga dinâmica, elevada em 25%. Já o limite de rotação foi incrementado em 20%. Outra família destacada é a de rolamentos de rolos cilíndricos de alta capacidade de carga, da Série EW e EM. Nos dois casos, a vida do rolamento foi aumentada em quase duas vezes, com redução entre 60% e 70% dos níveis de ruído e vibração (para linha EW) e entre 40% e 50% para a série EM.