Sistema de taquimetria moderniza trens de Porto Alegre

Por João Monteiro 11.09.2015 –

Desenvolvida pela Strutural, tecnologia fornece dados sobre a saúde das locomotivas e pode ser utilizada como gestora de manutenção preditiva e preventiva.

A Strutural, empresa de consultoria e soluções para o setor metro-ferroviário, desenvolveu um sistema de taquimetria para trens que está sendo utilizado no metrô de Porto Alegre (RS). Capaz de prover informações como temperatura de motor e velocidade média, a solução armazena os dados em um registrador de evento, algo parecido com uma caixa preta de aviões. Jorge Macedo, gerente de produção interna da companhia, diz que o sistema pode evitar acidentes graves, como no caso de um trem ultrapassar o limite de velocidade permitido, acionando os freios automaticamente.

Segundo ele, a Trensurb, concessionária de trens urbanos da capital gaúcha, utilizou o sistema para modernizar as locomotivas antigas, mantendo o mesmo nível de segurança e controle dos novos trens. “A solução de taquimetria também pode ser utilizada na operação de manutenção preditiva e preventiva, já que transmite informações sobre a saúde do trem”, explica.

Manutenção para o segmento metro-ferroviário é outro mercado onde a Strutural trabalha, fornecendo serviços periódicos, eventuais ou constantes para a Bombardier, CPTM e a Estrada de Ferro de Campos do Jordão, entre outras. A companhia também oferece soluções dos mais variados tipos, como a implantação de serviços multimídia no Metrô da cidade de São Paulo.