Software de gestão de ativos reduz em até 25% inatividade na Usina Norte Fluminense

Da Redação – 10.09.2015 –

Avantis PRiSM reconhece padrão de atuação dos equipamentos para analisar possíveis falhas.

Usina Norte Fluminense
Usina Norte Fluminense

A Schneider Eletric Software concluiu a instalação de um programa de análise preditiva dos ativos na Usina Norte Fluminense, pertencente ao Grupo EDF. Chamado de Avantis PRiSM, o software reduziu em cerca de 25% o tempo de inatividade não planejado da planta. Para isso, ele realiza o reconhecimento avançado do padrão de atuação para identificar e alertar alterações sutis no comportamento dos equipamentos, gerando um diagnóstico antecipado da saúde e desemprenho dos ativos.

De acordo com a Schneider, o software tem a capacidade comprovada para alertar os funcionários da usina sobre falhas de ativos durante dias, semanas ou meses antes que os problemas ocorram, aumentando a confiabilidade dos equipamentos e reduzindo o tempo de inatividade.

O Grupo EDF já utilizava o Avantis PRiSM em usinas na Europa. A implantação do software na Norte Fluminense, com capacidade para 780 MW de produção, visa garantir a confiabilidade na geração de energia para a área metropolitana do Rio de Janeiro, abrangendo uma população de mais de dois milhões de pessoas.