Solução de comunicação da RAD funciona em trens de alta velocidade

Da Redação – 09.11.2015 – 

Sistema integra voz e dados e interliga trem-terra, com veículos que atingem até 200 km/h.

A multinacional israelense apresentou a tecnologia Airmux-5000 Mobility na semana passada em São Paulo, durante o evento NT Expo. A plataforma é uma solução de comunicação digital já adotada em outros países e que provê a comunicação sem interrupção de sinais entre as centrais de controle, as estações e os diversos trens em movimento ou estacionados na linha férrea ou metroviária. O sistema foi desenvolvido em conjunto com a Bynet, que também pertence ao grupo RAD.

O pacote de comunicação e controle de trens inclui intercomunicação, circuito fechado de TV (CFTV), sistemas de aviso aos passageiros, estrutura de publicidade eletrônica e conexões Wi-Fi de alto desempenho para os funcionários da ferrovia e usuários de trens. A tecnologia também suporta câmeras de vigilância, canais de telecomando e sistemas de vídeo para a supervisão do interior dos trens. Outra funcionalidade, segundo a empresa é a o controle inteligente de passagens de nível, o que tornaria a travessia do trem no cruzamento com ruas ou estradas mais ágil e seguro.

Ainda de acordo com a RAD, o Airmux-5000 Mobility opera com um baixo tempo de “hand over”, inferior a 50 milissegundos, ou seja, a interrupção entre uma estação rádio base e outra. Com isso, a disponibilidade da comunicação seria maior. Aliás, a comunicação é um conceito chave para aumentar o faturamento das empresas do setor metroviário: na avaliação de Flávio Mantelmacher, diretor de tecnologia da Bynet, elas podem ganhar dinheiro com novas tecnologias nessa área, oferecendo serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *