Internet das Coisas otimiza tráfego de navios em portos

???????????????????????????????????Da Redação (*) 26.06.2015 –

Sistema já foi aplicado em porto no Estado do Rio de Janeiro e é capaz de monitorar as condições dinâmicas do oceano.

A Gemalto, empresa de segurança digital, está habilitando um sistema de informações meteo-oceanográficas em tempo real para melhorar o tráfego de navios e aumentar a produtividade dos portos brasileiros. Desenvolvida pela consultoria oceanográfica HidroMares, a solução é capaz de monitorar ondas, correntes, variação do nível do mar, temperatura e salinidade da água.

O sistema de telemetria que utiliza a conectividade M2M (máquina-à-máquina), ou seja, Internet das Coisas (IoT), aproveita os modens da Duodigit, fornecedora de produtos de telemetria e biometria, para coletar dados oceanográficos em sensores instalados no fundo do mar. Utilizando os módulos M2M Cinterion da Gemalto e o sistema Java incorporado no modem, o aparelho envia os dados através de redes sem fio para um servidor de backend.

Para Alexandre De Caroli, diretor técnico da HidroMares, a amostragem desses dados é feita em um ambiente hostil tanto para a durabilidade dos componentes do sistema quanto para a sua instalação e manutenção. “A transmissão dos dados em tempo real é ainda mais desafiadora por demandar um sistema robusto e que opere ininterruptamente”. Ele afirma que a solução fornecida pelas três empresas foi de encontro a tais necessidades.

Com a tecnologia, os trabalhadores portuários se conectam com segurança a uma interface intuitiva e utilizam os dados para otimizar a tomada de decisões e melhorar a produtividade dos portos. O sistema já vem sendo utilizado no Porto de Açu, no Estado do Rio de Janeiro.

*Do IPNews.