Soluções de contenção para solos e encostas se aproximam do setor de geologia

Da Redação 17.07.2015 – 

Construção civil e mineração utilizam tecnologias de geologia para garantir segurança em obras.

O setor de goetecnia tomará contato com soluções de infraestrutura para contenção de solos e encostas durante os dias 19 e 21 de julho, em Brasília, quando ocorre o Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental e o Congresso Brasileiro de Geossintéticos (Regeo).

MacDrain TD 1 (800x600)As soluções da italiana Maccaferri, como o MacGrid Net, são usadas na separação e reforço de solo e apresenta resistência mecânica elevada para aplicação em diversas áreas de infraestrutura, construção civil e obras ambientais “Formado por um tecido técnico produzido a partir de filamentos de poliéster de alta tenacidade, a MacGrid possui alta resistência à tração, o que a torna ideal para melhorar a capacidade de suporte em vias, confinamento de berços de rachão e contenção de aterros sanitários, entre outras aplicações”, diz Paulo Ferretti, coordenador de marketing da Maccaferri para a América Latina.

A solução é utilizada no setor viário para garantir propriedades mecânicas e de módulo de resiliência de base de pavimentos e lastros ferroviários. Nessa aplicação, a MacGrid Net funciona como um separador de elevada resistência à tração sob essas camadas, melhorando a capacidade de suporte das vias. “Isso significa que, com a MacGrid Net, é possível construir novas vias mesmo em solos com baixa capacidade de suporte”, explica Ferretti.

Na aplicação em aterros sanitários, a tecnologia age como separador entre os resíduos e solos, também podendo ser utilizada para aumentar a capacidade de suporte das vias de acesso, onde circulam caminhões e outros veículos pesados.

Solução Terramesh aplicada em rodovia (foto: Maccaferri).
Solução Terramesh aplicada em rodovia (foto: Maccaferri).

Outro destaque da empresa é o Terramesh, reforço de solo aplicado em três versões (System, Verde e Grid), tendo em comum à permeabilidade, facilidade construtiva, baixo impacto e integração ambiental, a solução é aplicada em conjunto com as geogrelhas MacGrid.

A Maccaferri é membra do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Geotêxteis Nãotecidos, grupo de estudos autenticado pelo Ministério das Cidades, voltado a garantir o atendimento às especificações técnicas dos Geotêxteis Nãotecidos utilizados em obras de engenharia, validando a qualidade da tecnologia da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *