Sudeste Asiático recebe US$ 84 bilhões em infraestrutura em 2016

Da redação – 20.04.2016 – 

Seis países somam US$ 84 bilhões somente em 2016, segundo Maybank. Entre eles, Indonésia lidera aportes e Filipinas luta para recuperar o atraso em relação aos cinco vizinhos. 

Os seis maiores investidores em infraestrutura da Associação das Nações do Sudoeste Asiático vão aplicar US$ 84 bilhões em projetos públicos até o final de 2016, segundo o relatório Asean Infrastructure: The New Old Thing, publicado pelo banco de investimento Maybank.

A Indonésia puxa o grupo, com US$ 23 bilhões, seguida pelo Vietnã, com US$ 20 bilhões, e pelas Filipinas, com US$ 15 bilhões. Cingapura, por sua vez, ocupa o quarto lugar (US$ 14 bilhões), acompanhada pela Malásia (US$ 9 bilhões).

Cingapura e seu porto: hub destacado do Sudeste Asiático
Cingapura e seu porto: hub destacado do Sudeste Asiático. Investimentos devem aumentar até 2020.

No caso de Cingapura, o governo da cidade estado já adiantou que os investimentos em desenvolvimento devem chegar a 6% do produto interno bruto em 2020. A Tailândia fecha o sexteto, investindo US$ 3 bilhões em 2016, com uma perspectiva de atingir US$ 9 bilhões daqui a quatro anos.

A informação é a da edição eletrônica do jornal tailandês The Nation, com reportagem da jornalista Achara Deboonme. Segundo ela, o foco dos investimentos na Malásia é a construção do sistema ferroviário nos próximos cinco a dez anos, de forma a melhora a conexão local e regional.

Cingapura, por sua  vez, continua a investir para ampliar seu status regional de hub para o comércio de gás e para tecnologia de informação e comunicação.

Já a prioridade dos outros quatro países seria o aumento do estoque de capital de infraestrutura, ou seja, os investimentos cumulativos nessa área. A Tailândia aparece, de acordo com o Banco Mundial, como a terceira colocada em termos de estoque de capital de infraestrutura (US$ 100 mil per capita em 2013).

Já em termos de qualidade, o país é o 71 de uma lista de 140 nações avaliadas pelo relatório de competitividade 2015-16 do World Economic Forum. Nesse ranking, a Cingapura aparece em quarto lugar e a Malásia ocupa a 16 posição.

Linha de trem que liga aeroporto em Bancok, capital da Tailândia.
Linha de trem que liga aeroporto em Bancok, capital da Tailândia. País investe US$ 3 bilhões até final de 2016.

Filipinas, por outro lado, paga o preço de um investimento em infraestrutura abaixo do necessário nos últimos anos. O desempenho da sua estrutura de logística teria declinado em relação aos seus vizinhos, de tal maneira que o segmento parece ser o alvo de investimento do novo governo após as eleições previstas para o próximo dia nove de maio.

A relação de investimento em infraestrutura deve reduzir os custos de logística do país, apesar de terem caído de 14% para 12% do PIB. Apesar disso, a média é mais alta do que os 8,3% empregados pelos Estados Unidos. O país, desde que receba os investimentos necessários, poderia ser o principal hub em terra do Sudoeste Asiático, de acordo com estudo do banco tailandês UOB.

 

Entre as iniciativas, a Tailândia tem um projeto de sistema de transporte de massa na capital Bangkok. Dinheiro, segundo o Maybank, não é problema, mas há limitações de mão de obra e de empreiteiras de porte. As questões de regulação também podem influenciar, caso do Aeroporto de Suvarnabhumi e de sua linha de trem. O pacote de obras na Tailândia envolve ainda projetos de construção de mais de 2,6 mil km de estradas em cinco anos.