Suecos fazem piloto da primeira mina totalmente conectada no mundo

Da Redação 28.05.2015

Volvo, Ericsson e outros parceiros implementam rede 5G como teste de conexão de internet de alta velocidade para otimizar processos de extração mineral

O 5G ainda não chegou efetivamente ao Brasil, mas os suecos estão testando a tecnologia em ambientes severos. Trata-se de um projeto que reúne fabricantes de equipamentos (Volvo), fornecedores de soluções em telecomunicações (Ericsson) e empresas mineradoras, no caso a Boliden, que opera minas subterrâneas naquele país europeu.

Chamado de programa 5G for Sweden, a iniciativa também inclui universidades e centros de pesquisa e está na fase de piloto. Na etapa inicial, os recursos de 5G serão utilizados para controlar remotamente caminhões Volvo usados no transporte de minérios em uma das operações da Boliden.

Capitaneado pela Ericsson, o 5G for Sweden foi lançado em março desse ano. “A implementação bem sucedida dessa tecnologia pode e deve melhorar a segurança. Mais máquinas e dispositivos conectados significam que menos pessoas precisam trabalhar subterraneamente”, diz Torbjörn Lundahl, gerente do programa.

A parceria entre as várias empresas vai permitir que sejam realizadas pesquisas que podem gerar diversos projetos pilotos para outras verticais de mercado, além do setor mineral. Na avaliação da Ericsson, o 5G será a base para comunicação e operações de controle remoto. O rol de participantes da iniciativa inclui ainda a ABB e a SICS Swedish ICT.