Tecnologia da mobilidade em 24 exemplos

Da Redação 24.09.2015 –

Congresso SAE Brasil será encerrado hoje em São Paulo, mas as novidades apresentadas continuam. Confira o que 24 dos participantes, em ordem alfabética, apresentaram em inovação para o segmento.

Applus Idiada – mostrou o veículo utilitário elétrico XeV, protótipo testado e validado no campo de provas da empresa, na Espanha. O carro incorpora as mais recentes tecnologias em veículos elétricos em funcionalidades do powertrain, sistemas de controle ativo do chassi e ajustes da suspensão dianteira para adaptação ao comportamento e desempenho para cada aplicação.

Arkema – trouxe lançamentos em poliamidas de cadeia longa com propriedades químicas e mecânicas especiais para uso em linhas de transmissão, eixos e barras de direção, trilhos de porta, aplicados na produção de peças para veículos leves e pesados e máquinas agrícolas. Entre os lançamentos, a Rilsan HT, a primeira poliftalamida flexível do mercado capaz de substituir o metal e a borracha em aplicações automotivas que demandem alta resistência térmica. O polímero contém 70% de carbono renovável e é seis vezes mais leve que o aço, reduzindo consumo e custos com matéria-prima.

Axalta – apresentou a tecnologia altos sólidos, com maior concentração de sólidos por litro nas tintas automotivas, que apresentam maior rendimento, com mais produtividade e redução de custos.

BorgWarner – destacou o primeiro turbocompressor para veículos leves fabricado no Brasil. O componente melhora o desempenho do motor, reduz o consumo de combustível e emissões de poluentes, e auxilia no atendimento aos requisitos do Inovar-Auto.

Bosch – mostrou as principais funcionalidades do Advanced PFI (Advanced port fuel injection), tecnologia que favorece a localização da produção para o atendimento ao Inovar-Auto, já que permite maior índice de nacionalização dos componentes quando comparado à injeção direta.

Cummins – destacou tecnologias inovadoras (Adept, Smart Power e Power Comand entre outras), para redução de CO2, que atendem normas americanas e estarão em breve no Brasil, e o motor ISF 3.8 litros, fabricado na Cummins chinesa e em fase de nacionalização para atendimento do programa Inovar-Auto.

Eaton – A empresa global de gerenciamento de energia apresentou novas soluções em transmissões e outras tecnologias para powertrain, que contribuem para a maior produtividade do setor de transporte de cargas e passageiros, com redução de custos operacionais, aumento da segurança na operação e diminuição das emissões de poluentes. Entre elas: a transmissão Procision de dupla embreagem e 7 velocidade; a transmissão automatizada UltraShift, para veículos médio-pesado 6×2 e 8×2, configurada para condições severas de trabalho e estradas; e o SmartAdvantage powertrain, solução integrada em powertrain Eaton e Cummins.

Embraer – destacou um simulador de engenharia, o qual, diferente dos tradicionais para o treinamento de pilotos, é utilizado na concepção e desenvolvimento do projeto de novas aeronaves, por meio de modelos virtuais. Essa possibilidade de trabalhar com o “avião virtual” tem permitido à Embraer acelerar o desenvolvimento de novos produtos, testando aeronaves antes mesmo que elas saiam do solo.

Emicol – mostrou tecnologias para a fabricação de componentes plásticos injetados e sobre injetados com diversos tipos de materiais, inclusive as resinas com alto teor de cerâmicos como a fibra de vidro, de difícil processabilidade por serem muito abrasivas.

GM – A montadora apresentou o OnStar, sistema de telemática avançado que oferece ao motorista serviços de emergência, segurança, navegação e conectividade. Outro destaque foi o Programa PACE, resultado de parceria com empresas fornecedoras de softwares e hardware que utilizam suas operações globais para apoiar instituições acadêmicas escolhidas estrategicamente em todo o mundo.

Höganäs – mostrou portfolio para o atendimento a demandas de precisão, produtividade, desempenho e custo. Com centro de P&D na Suécia, a empresa trabalha na engenharia de aplicação e prototipagem, com testes de etapas de processo e novas soluções em metalurgia do pó.

Kuraray –  Genestar (poliamida 9T), resina nova no Brasil, termo resistente, criada com tecnologia exclusiva Kuraray foi o destaque. Utilizada em componentes eletroeletrônicos e iluminação LED, sua aplicação na indústria automotiva vem crescendo por causa das vantagens em relação a outros polímeros.

MAN – Mostrou os caminhões 19 420 Vtronic com transmissão automatizada de 16 velocidades, motor de 8,9 litros com turbo de geometria variável, melhor performance, eficiência operacional (TCO) e segundo eixo direcional com suspensão pneumática e controle eletrônico; e 13 Ton 6×2 Vtronic, veículo urbano de carga com exclusivo sistema de transmissão automatizada de 6 velocidades, motor de 3,8 litros com turbo alimentação de duplo estágio, plataforma de carga baixa com capacidade para 13 toneladas, suspensão traseira e eixo adicional com sistema eletrônico/ pneumático para levantamento e auxílio de tração.

Mercedes-Benz – Destacou chassi e furgão Sprinter 415 CDI para atividades de transporte de carga e distribuição de produtos, que graças às suas dimensões compactas, agilizam operações de carregamento e descarregamento, mesmo em locais estreitos e de difícil acesso. A oferta de furgões Sprinter abrange opções de capacidade volumétrica de carga de 7,5 m³ a 15,5 m³. Outra atração da montadora foi a nova versão esportiva do SUV Mercedes-Benz GLA 45.

National Instruments – Lançou versão 2015 do software LabVIEW, que pode ser utilizado em diversos segmentos da indústria para alto desempenho no desenvolvimento e produtos com mais qualidade. A versão, a mais recente do LabVIEW, oferece mais velocidade, atalhos de desenvolvimento e ferramentas de depuração para capacitar desenvolvedores a interagir com eficácia com os sistemas.

Neumayer Tekfor – Parceira global da indústria automobilística, a Tekfor apresentou soluções para aplicações automotivas em sistemas de direção, de transmissão, de motores de combustão interna e elementos de fixação.

Opencadd – Distribuidora de plataformas globais para projetos de engenharia, ciência e estatística, e provedora de soluções embarcadas em Model-Based Development para o mercado nacional, a empresa apresentou exemplos de aplicação dessa metodologia com protótipos de código embarcado e os respectivos modelos virtuais, com otimização da carga de trabalho da engenharia e vantagens de produtividade e qualidade.

SABÓ – lançou motores três cilindros nacionais e transmissões híbridas americanas (impulsionadas por motor a combustão interna conjugado com um motor elétrico de alto desempenho) com as suas respectivas vedações dinâmicas (retentores) e estáticas (juntas). Os produtos foram mostrados em displays e aparatos mecânicos que simulam as condições de aplicação. A empresa destacou ainda a nova geração de sistemas de vedação para aplicação start-stop que utiliza roda fônica de última geração.

SAE BRASIL – Associação expôs três veículos projetados e construídos por estudantes de engenharia, exclusivamente para disputar suas competições: veículo off-road da equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI; o Fórmula Elétrico, da equipe Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas; e a aeronave da equipe Urubus, da Unicamp.

Schaeffler – Baseada no conceito Mobility for Tomorrow, a empresa apresentou soluções para o futuro da mobilidade com sistemas de motor, transmissão e chassi, focados em eficiência energética e inovação.

SKF – o destaque foi o SKF Engineering Consultancy Services, baseado em ensaios computacionais para verificação e avaliação de desempenho de componentes testados em protótipos, além de modelagem de sistemas, e rolamentos, entre outros itens, para encontrar falhas de projeto.

SPAL – mostrou a única ventoinha com vedação completa, que trabalha em qualquer ambiente, com aplicações em ar-condicionado e sistemas de arrefecimento veicular (motores Otto e Diesel), trocadores de calor de máquinas agrícolas e de construção, entre outras. O produto, que é produzido na Itália, será demonstrado com um motor elétrico em funcionamento dentro de um aquário.

Stratasys – Fornecedora de serviços de fabricação in-house mostrou o sistema DMLS de impressão 3D de metal e micro soldagem, que facilita o processo de manufatura rápida e prototipagem com liberdade de desenho, especialmente para itens de geometrias muito difíceis não alcançadas por processos tradicionais. Serão exibidos protótipos funcionais disponíveis para teste e peças em tamanho original que a tecnologia é capaz de produzir.

Volkswagen – A montadora apresenta o Golf GTE, carro-conceito híbrido plug-in emissão zero capaz de rodar grandes distâncias, que pode percorrer até 50 quilômetros em modo totalmente elétrico, com autonomia estimada é de até 939 quilômetros. Golf GTE chega a 222 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6s.