Tecnologia da Veolia clarifica água do mar em termelétrica africana

Da Redação – 26.10.2017 –

O Actiflo, da Veolia Water, é uma solução em micro areia para formação de flocos e atende a projetos de clarificação de água em taxas altas e em curto tempo. O sistema, segundo a fabricante, ocupa espaço cinco vezes menor que o clarificador de lamela clássico ou flotação de ar dissolvido (DAF) e até 20 vezes menor que os sistemas de clarificação convencionais, o que o tornaria ideal para termelétricas.

Esse, inclusive, foi o caso da usina Kpone (KIPP), na África do Sul. A companhia contratou a Veolia para o fornecimento de tecnologias de tratamento de água na unidade localizada a menos de 1 km do Oceano Atlântico (fonte de água da planta). Com esta planta, a KIPP será responsável por, aproximadamente, 10% da capacidade total de fornecimento de energia de Gana e se tornará a maior usina independente do país. O projeto contempla a aplicação de equipamentos de pré-tratamento, dessalinização, desmineralização e plantas para produção de água potável, entre eles, o Actiflo.

Para a produção de água potável e água de processo, o sistema trata águas superficiais, águas subterrâneas, água do mar e águas salobras. A solução elimina a turbidez, matérias orgânicas, cor e algas presentes na água, para aplicação em make up de torres de resfriamento e para o pré-tratamento de alimentação de caldeiras.

Segundo a Veolia, o Actiflo também pode tratar água para aplicações municipais e industriais e pode ser implementado em todas as etapas do tratamento de efluentes: clarificação primária e secundária, polimento terciário e reutilização de águas residuais. Além disso, remove metais pesados, cinzas e mais de 95% de fósforo em plantas de efluentes nas indústrias de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *