Tecnologia neozelandesa prioriza sustentabilidade na construção de casas e edifícios

Da Redação – 05.05.2016 –

Softwares para a construção de estrutura de aços, da FrameCad, permitem projetos mais ágeis, que diminuem os resíduos nos canteiros de obras em até 2%. 

A neozelandesa FrameCad Solutions, desenvolvedora de soluções para a construção de estruturas de aço, tem apostado na inovação tecnológica para garantir maior sustentabilidade nas obras, especialmente em edifícios e casas demandadas por governos.

A empresa traz para o Brasil um pacote com três softwares – FrameCad Detailer, FrameCad ProDesign e FrameCad Factory – que, juntos, oferecem orientações para a criação de novos projetos,  transformando modelos 3D em uma realidade precisa, e monitoram a produção de máquinas que atuam nas construções. Segundo a FrameCad, os dados coletados pelos sistemas permitem que os projetos cumpram os requisitos de precisão, confiabilidade e prazos das obras.

“Os benefícios do aço leve e das construções ágeis, focos das soluções que oferecemos, são reais”, diz Stanley Adwell, diretor de Gestão da FrameCad nas Américas. Entre eles, Adwell destaca uma velocidade 50% maior nas construções, estruturas mais leves que o concreto e uma diminuição de 2% nos resíduos dos canteiros de obra.

O executivo explica que o modelo construtivo disponibilizado por eles só é possível graças a um sistema de projeto e fabricação de estruturas de aço moldado, que prevê a obra de ponta a ponta. Todo o controle é disponibilizado em nuvens e pode ser acessado a partir de smartphones, tablets e outros dispositivos remotos.

As soluções serão apresentadas durante a 2° edição do Congresso Latino-Americano Steel Frame, em São Paulo. Realizado entre os dias 11 e 12 de maio, o evento vai apresentar tecnologias e desafios de planejamento, gestão e produtividade da construção civil, destacando práticas que estão sendo adotadas em diversos países.