Tecnologia recupera áreas desgastadas pela abrasão em equipamentos de mineração

Da Redação – 13.01.2016 – 

A Quimatic Tapmatic, fabricante de especialidades químicas para manutenção e produção, lançou uma série de produtos que devem possibilitar o aumento da vida útil de ativos de mineração como volutas mecanizadas, rotores, tampas de bombas, correias de borracha e exaustores. A ideia é que equipamentos danificados sejam recuperados por meio de uma camada resistente na superfície desses ativos.

A série é composta por dois produtos. O primeiro, Plasteel Flex 80, consiste em uma borracha reparadora a frio, cujo objetivo é recuperar as áreas desgastadas pela abrasão da polpa do minério e criar uma nova camada protetora. O segundo, chamado de Plasteel Cerâmico Pintável Azul, trata-se de uma resina responsável por formar uma superfície vitrificada mais resistente à abração e com menor rugosidade, diminuindo o atrito sobre o revestimento.

Walter Strebinger, diretor da Quimatic Tapmatic, salienta a importância da manutenção preventiva ou corretiva neste tipo de equipamento. “Quando maior é o custo original do componente reparado, mais vantajoso torna-se optar pela manutenção”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *