Tecnologia reduz vulnerabilidade e riscos de fraude em portos

Da Redação – 07.04.2015

Durante a InfraPortos – em realização entre hoje e quinta-feira no Transamérica Expo Center, São Paulo – a Toledo do Brasil apresenta soluções para pesagem e automação de terminais e rastreabilidade para cargas. O destaque é para o OCR, equipamento que faz o reconhecimento ótico dos caracteres da placa de um veículo ou do código de contêineres e vagões. A solução pode ser instalada na entrada de um ponto de acesso, sobre a balança ou antes dela, gerando um controle que evita fraudes e deixa a circulação de veículos mais segura, pois o monitoramento e a vigilância são feitos com câmeras capazes de identificar veículos, contêineres e vagões.

Essa solução vai de encontro com uma das exigências da Receita Federal, conforme Portaria nº 3.518 de 30 de setembro de 2011, e também atende às necessidades de grande parte dos terminais alfandegados, segundo a Toledo.

“Além da OCR, é possível tornar o controle de fluxo de veículos ainda mais seguro e eficiente contra fraudes com a aquisição de cancelas, antenas RFID, câmeras, sensores, displays e semáforos”, informa a empresa.

Esses equipamentos para automação e controle das pesagens, segundo ela, aumentam a confiabilidade e diminuem o tempo de operação nas balanças, contribuindo também para diminuir as filas dos terminais.

A Toledo ainda sugere que a integração entre esses diversos dispositivos e o seu software de gerenciamento de pesagens, chamado Guardian, possibilita que toda a operação de acesso ao terminal seja feita de forma automática, evitando fraudes, eliminando erros manuais e deixando os dados concentrados em um único sistema, disponível para consulta via internet.

“Além disso, a gestão à distância e em tempo real, outra exigência da Receita, é feita através do software Gestor WEB. As informações online com fotos da operação ficam disponíveis para consulta do terminal e da Receita Federal”, diz Adalberto Castilho Gonzalez, gerente de vendas da filial São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *