Terminal de Santarém será leiloado nessa sexta, dia 10

Da redação – 07.06.2016 – 

Processo envolve área de armazenamento de fertilizantes. Governo finaliza editais para outros cinco terminais de granéis sólidos também no Pará

O governo federal decidiu manter o leilão do terminal de fertilizantes localizado em Santarém (PA) nessa sexta-feira, dia 10. Outros cinco terminais de granéis sólidos, em Barcarena, Santarém e Outeiro, que também estavam programados para ser ofertados, não estarão disponíveis.

De acordo com a Secretaria dos Portos, a decisão a respeito dos demais terminais acontece em função da consolidação de alternativas logísticas de escoamento pelo Arco Norte, as quais vêm sendo adotadas pelo setor empresarial como a utilização de Terminais de Uso Privado (TUPs).

Em nota oficial, a Secretaria explica que “a modelagem dos editais poderá ser reavaliada com o objetivo de tornar a concessão mais atrativa e adequada à demanda”. Na avaliação do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, setor mostrou interesse nas áreas oferecidas, mas alegou que o momento não é oportuno devido às perdas no setor agrícola e ao quadro econômico ainda instável.

Ainda sobre Santarém é importante destacar que o porto receberá um novo desenho, envolvendo as áreas públicas. As sugestões para os novos traçados estão sendo recebidas. “O desenho do porto organizado delimita suas áreas categorizadas como bens públicos, por meio da linha chamada de poligonal. É uma definição importante. Dá aos potenciais investidores privados a segurança sobre onde podem investir nas regiões portuárias”, informa a Secretaria. O mesmo processo envolve o porto de Belém.