Tip do Brasil duplica pontos de presença até final do ano

Da redação – 22.08.2016 –

Empresa de Valinhos, interior de São Paulo, fecha 2016 cobrindo 1,2 mil cidades no país. Foco da operadora são os serviços de voz sobre IP, empacotados em plataforma de nova geração de redes (NGN).

O avanço dos serviços de dados colocou a telefonia tradicional num segundo plano, mas não a tirou do jogo. A experiência da Tip do Brasil é um exemplo disso. A empresa, localizada na Região Metropolitana de Campinas, tem atualmente 52 pontos de presença (PoPs) e vai acrescentar outros 110, dos quais 50 já tem data definitiva para a ativação: o final de 2016. Com isso, a operadora passa a cobrir 1,2 mil cidades no país, ampliando sua capilaridade.

O cliente típico da empresa são os provedores regionais de telecomunicações (ISPs) e operadoras de TV a Cabo (CATV) que não tem serviços de voz em seu portfólio. Para resolver esse problema, a Tip oferece dois caminhos: a consultoria para se obter a licença do Serviço Fixo Comutado de Telecomunicações (STFC) ou a própria oferta de STFC, uma vez que ela já possui essa licença e tem uma plataforma própria de nova geração de redes (NGN) que permite a ativação dos serviços de imediato.

Raphael Pavão, diretor de Tecnologia da Tip, destaca que a oferta de voz continua determinante na escolha das operadoras de CATV dos provedores regionais. De acordo com ele, os potenciais assinantes preferem as empresas que possuem o pacote completo – voz, dados e imagens. “O processo de licença na Anatel pode demorar de três a cinco anos”, completa o executivo. Para evitar a burocracia e entrar rapidamente com uma nova oferta, a contratação da Tip seria uma alternativa. Ela entra com a estrutura e seu cliente – ISP ou CATV – fornece a última milha e faz a interface com o assinante.

A base tecnológica da Tip é sua plataforma Zeus, que pode ser acessada por meio de uma interface Web ou via a versão instalada no computador da ISP ou da CATV, que são as operadoras de fato. Com capacidade para tratamento de até 1 mil ligações simultâneas, a plataforma faz o controle e o encaminhamento das chamadas. Para o assinante, o processo é transparente. O Zeus gerencia todo o tráfego, inclusive a documentação do Detraf, que permite o encontro de contas entre as operadoras de telecomunicações sobre o uso das redes.