Tradener se posiciona contra revisão de preço spot de energia

Da Redação – 06.01.2017 –

Mercado pode perder até R$ 1 bilhão e consumidor final pagar mais caro com mudanças no modelo de cálculo, segundo a empresa.

A revisão nos parâmetros que calculam os preços spot da eletricidade (preços de liquidação de diferenças) está agitando o mercado ao prever aumento que pode ultrapassar os 40% em algumas regiões do país, como o Sudeste o e Centro-Oeste. Para a Tradener, que é uma comercializadora independente de energia e gás natural, essa é uma decisão equivocada da Agência Nacional de Energia Elétrica, e precisa ser revista.

Walfrido Ávila, diretor presidente da empresa, diz que a regra até permite mudança no modelo de cálculo quando há um erro, mas não foi esse o caso nos meses anteriores. “Foi uma operação normal. Nesse caso, estava sendo feita uma mudança de metodologia a ser aplicada a partir de janeiro deste ano e não para novembro e dezembro de 2016. Num conserto de erro a Tradener é a favor, mas numa intervenção dessa, para atender alguém, nós somos contra. Somos totalmente contra essa revisão e qualquer outra revisão de preços do passado sem que ocorra efetivamente um erro”.

Em suas contas, essa resolução afeta os contratos das empresas e as companhias precisarão recalcular contratos e impostos, o que pode acarretar prejuízo de R$ 1 bilhão. “Muitas empresas estão entrando na justiça para suspender essa decisão da Aneel”, informa a Tradener. “Como pode uma pessoa tomar essa decisão sozinha e dizer que foi um erro? Não foi um erro. Essa revisão era para entrar em vigor agora, quando acontece uma mudança oficial de mercado”, salienta Ávila.

Ainda de acordo com o executivo, o Operador Nacional mandou gerar as térmicas quando não precisava, inclusive mandou incluir bandeira para pagar. Tirou o dinheiro do consumidor como bandeira, agora ele entende que o valor é menor, então não precisava de bandeira. E quem vai pagar por isso é o consumidor, finaliza o executivo.