Transporte aquaviário cresce no semestre, segundo CNT

Redação – 14.08.2020 –

Segundo o painel CNT do Transporte Aquaviário, a movimentação dos portos públicos e terminais privados no Brasil cresceu 4,4% de janeiro a junho de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram transportadas 537,9 milhões de toneladas no semestre e a CNT se mostra surpreendida porque o modal aquaviário cresceu em meio a uma crise que impactou fortemente outros segmentos do transporte.

Considerando o perfil da carga, os granéis sólidos representaram 60,1% da movimentação total das instalações portuárias brasileiras nos seis primeiros meses de 2020, com 323,5 milhões de toneladas movimentadas. Já o transporte de granéis líquidos e gasosos somou 134,2 milhões de toneladas e o de carga conteinerizada, 54,8 milhões de toneladas.

Os portos privados movimentaram 65,3% das cargas enquanto os públicos foram responsáveis por 34,7% entre janeiro e junho de 2020. No ranking de movimentação dos portos em 2020 (janeiro a junho), os terminais de Ponta da Madeira-MA (15,1%) e o de Santos – SP (10,3%) lideram as estatísticas e os materiais mais transportados no país foram os minérios de ferro, seguidos por combustíveis minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação, matérias betuminosas e ceras minerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *