Trator da Case New Holland vai usar biogás de projeto apoiado pela Itaipu Binacional

Da redação – 31.08.2016 –

Biometano é produzido por agricultores do Oeste do Paraná e será testado em veículo da montadora desenvolvido na Itália. Avaliação acontece durante 30 dias e vai coletar dados para analisar viabilidade de uso do combustível em máquinas agrícolas. 

A parceria entre a Itaipu Binacional e a Case New Holland (CNH) da América Latina, oficializada nessa semana em Porto Alegre, vai testar um modelo de trator movido a biometano. Vamos aos fatos: o veículo agrícola é um modelo T6.140 Methane Power, desenvolvido na Itália e que será apresentado no Brasil, pela primeira vez, durante a feira Expointer 2016, que acontece até esse domingo, dia 04, em Esteio, cidade vizinha à capital gaúcha.

Apesar de o contrato ter sido assinado em Porto Alegre, o campo de provas do trator será o Oeste do Paraná, onde deve passar por várias cooperativas agrícolas que têm em comum o fato de serem produtoras de biometano como subproduto da criação de animais. Durante o teste – que vai durar um mês – serão coletados dados técnicos sobre a viabilidade de uso do biometano como combustível para máquinas agrícolas.

Trator movido a biometano foi apresentado na Expointer (RS)
Trator movido a biometano foi apresentado na Expointer (RS) e será testado no Oeste do Paraná em cooperativas. 

Lembrando que Itaipu Binacional já tem frota movida com o biometano. A pegada ecológica da empresa pode ser verificada pela presença de 43 veículos aptos a rodar com o biocombustível (da frota total de 248). A maioria dos veículos é formada por modelos Fiat Siena Tetrafuel, que já vem de fábrica com kit para gás veicular. Há ainda quatro caminhonetes e carros de passeio adaptados em oficina certificada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) – e outros quatro em processo de transformação. Outros 55 são elétricos e 150 flex (gasolina e álcool) ou diesel.

Tecnicamente, o trator da CNH tem 136 cv de potência máxima e 350 Nm de torque e  será abastecido no posto de biometano instalado dentro do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O T6.140 tem capacidade para armazenar 300 litros de metano comprimido, com autonomia de seis horas de trabalho ininterrupto, emitindo 80% menos dióxido de carbono que um trator convencional. A economia em relação ao diesel é de até 40%.

Novo no Brasil, o veículo já foi testado na Europa, mais exatamente na fazenda La Bellotta, em Turim, considerada modelo em agricultura sustentável. A fazenda com 400 hectares faz parte da estratégia da montadora de se tornar “líder em energia sustentável” (Clean Energy Leader).