Tuneladora veterana vai escavar túnel de 6,3 km no Canadá

Da Redação – 30.09.2015 –

Equipamento, com 32 anos de “experiência”, passou por uma série de atualizações. Obra vai aumentar a capacidade de sistema de tratamento de água.

Tuneladora em operação no Lago Ontario (foto: divulgação).
Tuneladora em operação no Lago Ontario (foto: divulgação).

A tuneladora, do tipo frente aberta, vai executar duas secções de túnel de 6,3 km de extensão na província de Ontario, cuja tubulação vai permitir o transporte de efluentes para uma estação de tratamento. Também conhecida como tatuzão, a máquina fabricada pela Robbins, foi construída originalmente para uma obra no Alaska e já viajou o mundo. No Canadá, o novo projeto foi iniciado em julho desse ano.

Para enfrentar o novo trabalho, a máquina foi reformada e reforçada para escavação de alta capacidade em rocha dura. De acordo com Lynne Stanziale, gerente de projetos da Robbins, o tatuzão foi equipado com componentes eletrônicos modernos e motores de engrenas de alta capacidade.

“Mantivemos a máquina simples, mas modificamos a cabeça de corte com caçambas de remoção de terra maiores, aumentando a velocidade de retirada”, explica. Segundo ela, quando finalizar o projeto canadense, em agosto de 2017, a tuneladora terá completado a escavação de 30 km de túneis desde 1983.

Quem está no comando da obra é a empreiteira Strabag, que construiu dois poços profundos para lançamento e retirada do equipamento na nova obra. O tatuzão foi lançado a 62 m de profundidade e 12 m de diâmetro, tendo escavado mais de 300 m até o início de setembro último.

Içamento do tatuzão (foto: divulgação).
Içamento do tatuzão (foto: divulgação).

Terry McNulty, gerente técnico de projeto da construtora, avalia que um dos desafios da empreitada é conduzir a tuneladora “ladeira abaixo” pelos primeiros 4 km de túnel. “Administrar a água, que se infiltra no trajeto diretamente para a cabeça de corte, requer um esforço significativo”, diz.

Porém, este não é o único desafio. Uma parte da escavação terá uma curva de 2,1 km logo abaixo do Lago Ontario, embora o túnel seja profundo o suficiente para permanecer em solo rochoso. Para superar o problema, o sistema de backup do tatuzão foi modificado para torna-lo mais manobrável através das curvas.

Terminada a escavação abaixo do lago, o equipamento retornará do túnel sem saída e será removido por um poço de 8 m de diâmetro em um parque local. “O conceito de usar tuneladoras remodeladas traz grandes oportunidades para os construtores”, diz Christian Zoller, gerente comercial de projeto da Strabag. “Nosso tatuzão é a evidência de que, com boa manutenção e reformado profissionalmente, a vida útil dessas máquinas é longa.”