Ucrânia terá maior usina solar da Europa

Da Redação – 17.10.2018 –

Fabricantes chineses estão entre os fornecedores do projeto privado  

A DTEK, a maior empresa privada de energia da Ucrânia, se prepara para ter a maior instalação de energia fotovoltaica do país e o que seria a maior estação de energia fotovoltaica na Europa. Localizada na região de Dnipropetrovsk, no centro da Ucrânia, o projeto tem uma capacidade planejada de 246 MW e será capaz de produzir 280 milhões de kWh de energia solar por ano, ficando entre os três principais fornecedores da Europa.

E quem está por detrás da instalação? Os chineses, é claro. A usina ucraniana contratou a China Machinery Engineering Corporation (CMEC) para instalar o empreendimento que deve estar concluído no início de 2019 e estar conectada à rede em março. A partir desse ponto, a usina será capaz de garantir o fornecimento de eletricidade para 100.000 residências na Ucrânia e reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 300.000 toneladas por ano.

Trina Solar entrega os módulos solares para o projeto

Outra empresa chinesa envolvida é a Trina Solar que entregou 123 MW de módulos fotovoltaicos ao projeto. O empreendimento faz parte da carteira global de soluções solares integradas, que hoje chega a mais de 100 países. Em 2017, os envios de módulos da Trina Solar no mundo ultrapassaram 9 GW, dos quais mais de 60% foram despachados para mercados externos.

Segundo a companhia chinesa, o fornecimento de energia da Ucrânia depende principalmente de combustíveis fósseis e energia nuclear, com a energia renovável respondendo por uma proporção muito pequena atualmente. Para diversificar suas fontes de energia, o governo da Ucrânia iniciou uma estratégia nacional de desenvolvimento de energia, visando aumentar a capacidade instalada total de energia renovável para 5 GW até 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *