Urbanismo: iniciativa promete aprimorar o planejamento para novas áreas planejadas

De Redação – 3 de dezembro de 2014

Organização sem fins lucrativos concederá bolsas de estudos no exterior e aplicará estudos avançados em novos empreendimentos urbanos

A Lote 5 é uma empresa de loteamento e urbanização de novas áreas em cidades do interior paulista e encabeçou uma iniciativa para aumentar o conhecimento técnico em seu setor. O Instituto de Pesquisa e Inovação em Urbanismo (IPIU) foi lançado ontem (2 de dezembro) com foco em estudo, desenvolvimento, pesquisa e aplicação de tecnologias inovadoras e sustentáveis em urbanização.

“Projetos inovadores e a rede de relacionamento com universidades e centros de excelência ao redor do mundo são o foco de nossa atuação, que prevê a concessão de bolsas de estudo para recém-formados que queiram realizar mestrado ou pós-graduação em Urbanismo no Exterior, mas não têm os recursos necessários”, diz Beto Horst, presidente do IPIU e sócio fundador da Lote 5. Ele adianta que a concessão de bolsa de estudos está em fase de seleção de candidatos.

Outro diferencial será a aplicação dos projetos sustentáveis nos empreendimentos da Lote 5, distribuídos em municípios como Itu, Cosmópolis, Piracicaba, Campinas e Jarinu. Após testados, os projetos serão disponibilizados para outras empresas de loteamento e construção, arquitetos, urbanistas, representantes do poder público e para a sociedade como um todo.

“O IPIU nasce com o desafio de identificar, gerar e aprimorar o conhecimento na área para a adoção de um planejamento urbanístico sólido e eficaz nos empreendimentos e nas cidades”, diz Horst. Nessa linha de atuação, o instituto planeja realizar palestras, seminários e demais ações que promovam o diálogo urbano entre todas as partes interessadas