Redação – 12.12.2022 – Empresa passou por uma avaliação de maturidade digital e selecionou 30 projetos que serão implementados até 2024
Frente aos desafios da digitalização em larga escala no agronegócio, a Usina Coruripe, companhia do setor sucroenergético do Brasil, decidiu iniciar um projeto de transformação digital, que começou no final de 2021. O destaque desse planejamento foi a revisão da estrutura de comunicação com o objetivo de assegurar a conectividade no campo. Para isso, o time de TI da Usina, por meio de parcerias com provedores especializados, desenhou uma arquitetura de dados e criou uma rede LTE privada para cobrir mais de 85 mil hectares de extensão.
Quem ajudou nesse processo foi a Logicalis, empresa de soluções e serviços de TIC. Entre o fim de 2021 e o primeiro semestre de 2022, com a adoção de metodologias ágeis que priorizam a captura de valor, foram entregues 12 projetos de sistemas e de infraestrutura mapeados com a Logicalis. Também houve a ampliação do número de pontos de acesso que cobrem as áreas da companhia de 47 para 82.
Marcelo Jerus, CIO da Usina Coruripe, diz que a comunicação era um grande desafio, uma vez que não havia cobertura em muitas regiões. “Para evitar atrasos nas entregas dos projetos, investimos na criação de uma infraestrutura robusta de redes de comunicação paralelamente à implementação de novas soluções”, conta Jerus.
A iniciativa ainda envolveu a expansão do Wi-Fi da empresa para além dos escritórios, passando a abranger áreas de pátio e indústria, por exemplo, e a troca de desktops por notebooks, garantindo mais mobilidade às equipes.
Com à expansão do Wi-Fi, hoje todos os caminhoneiros que chegam na indústria de Iturama podem se conectar à rede, agilizando tarefas. No campo, os fiscais já podem preencher os formulários diretamente no sistema, fazer uso de aplicativos e se comunicar com a central agrícola, ganhando agilidade e eficiência operacional. Também já foi possível a conexão remota dos pivôs de irrigação, por meio de rede LTE, para fazer os acionamentos sem a necessidade de presença física no campo.
Planejamento
A Logicalis foi contratada para realizar uma consultoria capaz de avaliar o nível de maturidade digital da empresa e definir as etapas da transformação alinhadas à estratégia da companhia. A iniciativa ainda envolveu o desenho das possibilidades que a empresa tem com a adoção de tecnologias digitais para melhorar a eficiência operacional.
Após um trabalho de entendimento fim a fim – no qual foi utilizado um modelo de avaliação de maturidade de transformação digital e que envolveu a análise do ambiente e rodadas de entrevistas com os executivos de diversas áreas da empresa – o time de consultoria da Logicalis conseguiu ter uma visão sistêmica da companhia, identificando os principais desafios.
A partir desse entendimento e da visibilidade de como a tecnologia pode potencializar os negócios, foram identificadas 52 oportunidades de melhorias. Destas, 30 foram selecionadas para serem implementadas em uma jornada de evolução de três anos, com ênfase na eficiência operacional, aumento da produtividade e aprimoramento da comunicação.
“Queríamos entender como melhorar os processos da Usina e, para isso, tivemos diversas rodadas de conversa com os responsáveis pelas áreas. Esse processo de cocriação foi o grande diferencial”, avaliia Jerus. “A proximidade com as áreas de negócios nos permitiu identificar a dor de cada uma delas, identificar como a tecnologia digital pode auxiliá-las e traçar, em parceria com a Logicalis, uma jornada que conversa perfeitamente com o mapa estratégico da empresa.”
Continuidade das ações
Ao longo deste ano, novas iniciativas estão sendo implementadas, como o primeiro chatbot da empresa para abertura de chamados na TI, que já tem integração com os robôs de reset de senha e vai garantir mais agilidade na resposta ao usuário. Concluída essa etapa, o boot deve ser adotado em outras áreas da companhia, como o RH.
A empresa também está apostando em diversas plataformas como a de gestão de contratos, planejamento financeiro, digitalização do processo de manutenção industrial, RPAs, aplicativos e novas soluções para integração dos tratores à rede LTE.
Após a finalização desta jornada digital de três anos, a Usina espera aumentar a sua competitividade, eficiência e governança, agregando valor aos canais digitais e utilizando o potencial total de seus dados. A companhia também terá como benefício a agilidade e automatização de processos, diminuição de erros manuais, retrabalho e desperdício em processos e aplicações, além de mitigar riscos, interdições e transações no seu negócio.
No futuro, a Usina ainda pretende adotar a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento dos tratores, controle da vibração e aquecimento do motor, verificação do consumo de combustível, análise da umidade do solo e na observação do funcionamento das caldeiras da usina.