Usina de cana corta pela metade custo de construção de tanque de resfriamento

Da redação – 23.06.2016 –

Otimização foi atingida com uso de geomembranas de PVC no tanque com capacidade para seis milhões de litros, que também permitem o reaproveitamento da água oriunda do processo de destilação.

A Cipatex, fabricante de soluções de revestimentos sintéticos e não tecidos, resolveu dois problemas de uma usina de cana de açúcar localizada em Cerquilho, interior de São Paulo. Ao mesmo tempo em que cortou em 50% o custo de construção de um tanque de resfriamento de água, a iniciativa viabilizou seu reuso. Explicando: os recursos hídricos são uma dor de cabeça nas usinas desse tipo, pois são usados constantemente, como no caso do arrefecimento da água oriunda da destilação, assim como podem ser perdidos se os reservatórios não forem bem isolados.

A solução aplicada envolveu a instalação de geomembranas de PVC em um dos reservatórios em substituição à tradicional alvenaria. Só nessa iniciativa, a diminuição de custos foi de 50%. “Os tanques de alvenaria correm risco de apresentar trincas, fissuras ou rachaduras, enquanto as geomembranas proporcionam maior proteção e impermeabilização aos reservatórios”, explica Aureovaldo Casari, gerente de agroindústria e mineração da Cipatex.

Adicionalmente, as geomembranas que revestem o reservatório são flexíveis, ou seja, podem se adaptar melhor às dimensões dos tanques. Essa flexibilidade acontece com a pré-soldagem do material de forma personalizada. A manta de PVC também funciona como um recurso de impermeabilização, evita perdas de água e tornando o tanque mais estanque.

Como o armazenamento é mais eficiente e menos sujeito à infiltrações, a água pode ser reutilizada  em outros processos e a usina reduziu a compra das concessionárias locais. O material também facilitou o processo de limpeza e manutenção, inclusive suportando o aumento de temperatura. Com capacidade para armazenar até seis milhões de litros, as geomembranas do reservatório podem suportar temperaturas de até 45 C, sem danos materiais.