Usina de Etanol garante produção com tecnologia de desvio de bagaço

Produzido por Canaris Informação Qualificada – 04.11.2016 –

Uma unidade industrial brasileira produtora de etanol e energia elétrica (a partir da queima do bagaço) destacava-se pelo seu processo sustentável, mas enfrentava um risco em seu sistema de transportador de correias. Responsável pelo abastecimento da caldeira da unidade, ele poderia ser paralisado e frear a alimentação da matéria-prima, ou seja, bagaço de cana, em caso de necessidade de reparos.

A solução para o problema foi a modificação do processo, em janeiro de 2014, com a instalação do Sistema Automático de Desvio de Bagaço, projetado e instalado pela Metso a partir da solicitação da empresa em maio de 2013.

Os detalhes da solução instalada
A solução envolveu a implantação de um flap (aba) na esteira A, que permite a abertura manual e cria um desvio sem interromper o sistema como um todo. Com o sistema ativado em 2014, os reparos na esteira B podem ser feitos com a parada somente dessa linha, enquanto o fluxo do bagaço continua normalmente na esteira A.

Tecnicamente, o Sistema Automático do Desvio de Bagaço consiste na aplicação de dois dispositivos, o atuador de alto torque e o posicionador Digital ND9000. A escolha dos modelos levou em consideração a robustez do acionamento, sendo que o atuador foi instalado diretamente ao eixo de movimentação do flap.

A intervenção forneceu a força requerida para um acionamento preciso, controle e desvio do bagaço. Já o posicionador Metso – no qual o atuador foi aplicado – tem como características a alta vazão de ar, justamente para se adequar ao atuador. A solução eliminou por completo a necessidade de parada geral da máquina em casos como esse, criando uma forma inédita de manutenção na unidade.

Para André L. Gomes, da área de Vendas e Aplicações da Metso, além do aumento de disponibilidade operacional da caldeira, o Sistema Automático do Desvio de Bagaço apresenta precisão e segurança no controle de desvio de bagaço, pois pode ser controlado online. Isso acontece porque os recursos do posicionador ND9000 permitem a captura e armazenamento de dados. A robustez da solução, por sua vez, ocorre pela aplicação do atuador da série B1C, com capacidade adequada de movimentação do flap.

Parceria foi ampliada com novo contrato
Com o projeto, a parceria entre a Metso e o cliente foi ampliada. O relacionamento entre as duas empresas acontece desde 2008, quando as primeiras vendas de posicionadores digitais foram concretizadas. O processo de pós-venda, com visitas on site, treinamentos e acompanhamentos técnicos a cada startup de máquinas reforçou a colaboração entre as companhias. O relacionamento inclui ainda visitas preditivas e manutenção in house de válvulas das várias plantas do grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *