Viação urbana de São Paulo reduz custo operacional com telemetria
Por Rodrigo Conceição Santos – 09.05.2016 –
Santa Brígida reduz 5% o consumo de combustível, resultando em 2,6% de redução nos custos totais de manutenção. Número de colisões também caiu, em 37%, e confiabilidade da frota aumentou em 19% após adoção de sistema da Volvo.
A viação Santa Brigida administra 843 veículos que atendem ao transporte urbano de 11 milhões de passageiros na cidade de São Paulo mensalmente. Nesse período, o consumo médio é de 2,6 milhões de litros de diesel. O insumo, aliás, representa o maior custo da operação, abarcando entre 30% e 40% do aporte necessário, como revela Fernando Cesar, gerente de manutenção da empresa, e, segundo o qual, foi justamente onde o uso de telemetria se fez valer com mais afinco para reduzir custos.
Da frota operante, exatos cem veículos são da marca Volvo (alguns biarticulados) e portam sistema capaz de monitorar parâmetros operacionais e de manutenção. “Conseguimos monitorar cada motorista, que insere um pen drive no início da operação se identificando e tem toda a operação monitorada para que geremos resultados em cima do consumo de combustível, disponibilidade de frota, menor índice de quebra por quilômetro rodado e outros parâmetros medidos.”, diz Cesar.
Esses dados são comparados aos parâmetros ideais traçados previamente ao longo de cada rota. Dessa forma, é possível, segundo o especialista da Santa Brígida, identificar quando o motorista está errando ao realizar mais freadas bruscas do que o limite estabelecido, curvas bruscas, aceleração em excesso e outras práticas que aumentam o custo operacional e desgastes dos componentes do ônibus.
Hoje, a Santa Brígida tem 511 motoristas habilitados a conduzir os veículos monitorados pelo sistema da Volvo. Segundo Fernando Cesar, eles passaram por treinamentos para lidar com a tecnologia e, parte deles, também recebeu treinamentos de melhoria operacional, aprimorando parâmetros identificados pela telemetria. “Essas melhorias, como a redução de frenagens bruscas, são aplicadas por eles também em outros veículos não monitorados pelo sistema Volvo, o que gera otimizações em mais veículos, além dos cem citados”, diz ele.
Resultados
São nos cem ônibus monitorados, contudo, que a Santa Brígida tem os resultados obtidos com a adoção da telemetria da Volvo, algo iniciado no ano passado. E eles são vultosos, como relata Cesar: “identificamos redução de 5,37% no consumo de combustível. Isso representa redução de 2,6% nos custos totais de manutenção”, diz. O número de colisões reduziu em 37%, segundo ele, que ainda mediu 19% menos reações de falhas por quilômetro rodado, um índice que se traduz em confiabilidade dos veículos durante a operação.
Os resultados alcançados pela Santa Brígida integram um programa operacional mais amplo, desenvolvido pela Volvo Bus há cerca de três anos. Chamado de Volvo Equipe Dedicada (VDE), o sistema propõe a união das equipes de vendas e pós-vendas da fábrica e da concessionária, com as equipes de manutenção e gestão operacional do cliente para que todos trabalham de forma multifuncional. “É possível ainda estender essa integração para outras áreas da empresa, como o RH, permitindo que nós aproveitemos boas práticas dos nossos clientes e vice-versa”, diz Helvio Lopes, gerente de serviços de pós-venda de ônibus do Grupo Volvo América Latina.
O VDE foi implantado em 72 clientes latino-americanos no ano passado e a expectativa da Volvo Bus é estende-lo a mais 100 clientes neste ano. “A Santa Brígida foi uma das primeiras empresas a chancelar o projeto e isso é de extrema importância para nós, pois a empresa é uma referência no transporte urbano de passageiros”, conclui Luís Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.