ViaMobilidade promete R$ 1 bi de investimentos nas Linhas 8 e 9 em 2025

Valor seria o maior para o ano no setor de infraestrutura de mobilidade no País, segundo a concessionária das linhas Esmeralda e Diamante do trem de São Paulo

Por Redação

em 26 de Fevereiro de 2025

A ViaMobilidade anunciou R$ 1,03 bilhão em investimentos nas Linhas 8 e 9 para 2025. Entre as prioridades está o aporte de R$ 77 milhões na implantação do Sistema Europeu de Controle de Trens (ETCS), tecnologia que permitirá a redução dos intervalos entre composições no futuro, garantindo mais eficiência e agilidade para os passageiros.

Além disso, os recursos serão aplicados na renovação da infraestrutura, incluindo a modernização de estações e sistemas operacionais. O aporte faz parte do plano da plataforma, que prevê um total de R$ 1,57 bilhão em investimentos no setor em 2025. Desde o início da concessão, a ViaMobilidade já investiu R$ 4,1 bilhões na melhoria das Linhas 8 e 9.

Entre as entregas já realizadas, destacam-se a aquisição de 36 novos trens, a troca de mais de 60 quilômetros de trilhos, a construção de três passarelas e a inauguração da mais moderna oficina de manutenção da América Latina.

Investimentos são respostas para problemas, diz ViaMobilidade

Segundo a concessionária, esse esforço tem se refletido na experiência dos passageiros, resultando em um aumento de 12 pontos percentuais na nota da pesquisa contratual de satisfação dos clientes e no avanço de 35 pontos na taxa de qualidade operacional, que chegou a 85%.

No entanto, é preciso relembrar que a ViaMobilidade até chegou a ser investigada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) em 2023 em razão dos serviços prestados nas duas linhas de trem que opera. O laudo do órgão apontava que 48 procedimentos deveriam ser adotados imediatamente para corrigir as falhas operacionais.

Desde que a ViaMobilidade assumiu a operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, em janeiro de 2022, foram registrados pelo menos 12 descarrilamentos até janeiro de 2024. O mais recente ocorreu em 24 de julho de 2024, quando um trem da Linha 8-Diamante descarrilou próximo à estação Sagrado Coração após uma frenagem de emergência para evitar o atropelamento de um animal na via.

A concessionária, por sua vez, alega que os problemas decorrem do estado sucateado dos sistemas e trens recebidos no início da concessão. Os investimentos servem para sanar as deficiências apontadas, argumenta a empresa.