A Volkswagen Caminhões e Ônibus ganhou participação de mercado em 2024 e superou o índice de crescimento da indústria, de acordo com os números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Com 31.328 caminhões emplacados e cerca de 25,1% de market share, a Volkswagen lidera por mais um ano as vendas no mercado brasileiro de caminhões. A marca também manteve sua vice-liderança em ônibus, com 5.856 chassis, elevando sua participação de mercado em mais de quatro pontos percentuais, atingindo 26,1%.
Leia mais
A expansão da marca foi superior à média de recuperação da indústria: no transporte de cargas, a VWCO subiu em 16% suas comercializações, enquanto a alta total do mercado ficou em 15,7%. Já em ônibus, o resultado da marca foi 30,4% superior ao de 2023, bem acima dos 9,8% de ampliação dos emplacamentos totais.
Segundo a montadora, o Brasil é seu maior mercado para caminhões e ônibus.
Clientes elevam demanda por modelos da Volkswagen Caminhões e Ônibus
Dos caminhões leves aos pesados, a VWCO cresceu em todos os segmentos. O Delivery 11.180 segue como o modelo mais vendido da marca e é o segundo mais emplacado no País. Já o Constellation 26.260 é estreante na lista dos dez preferidos dos clientes brasileiros. O Delivery Express, por sua vez, se mantém entre os três mais vendidos de seu mercado competitivo de comerciais leves.
Os modelos elétricos da montadora também se consagraram na liderança da eletromobilidade para o transporte de cargas e juntos representaram praticamente a metade da demanda nacional. Destaque especial vai para a família Meteor, que conquistou o mercado, com um crescimento expressivo em suas comercializações.
Em ônibus, o crescimento de vendas se estendeu às mais diferentes aplicações graças à boa aceitação do portfólio Euro 6 da montadora. A família Volksbus ficou em primeiro lugar nas vendas ao governo e também em micro-ônibus, além do segundo lugar em chassis urbanos e para fretamento.