Volvo Cars define inteligência artificial para carros autônomos

Da Redação – 03.07.2017 –

O projeto que a empresa desenvolve, em parceria com a Autoliv, prevê o uso de inteligência artificial da Nvidia na condução dos veículos, que chegarão ao mercado até 2021.

A Volvo Cars anunciou que seu projeto de veículo autônomo, em desenvolvimento juntamente com a empresa de sistemas Autoliv, contará com software de inteligência artificial (AI) da Nvidia. A expectativa é que a próxima geração de tecnologia para veículos autônomos, incluindo os novos softwares automotivos, esteja disponível no mercado a partir de 2021.

Na avaliação de Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, empresa pioneira no novo conceito da IA para aplicação robótica, a inteligência artificial é uma ferramenta essencial para solucionar o complexo desafio da condução autônoma. “Ampliamos nossa colaboração anterior com a Volvo para criar veículos que aumentem a segurança da condução, tornem as cidades mais ecológicas e reduzam os congestionamentos em nossas ruas”, disse ele.

O projeto da Volvo e Autoliv, que está sendo implementado pela joint-venture formada pelas duas empresas, a Zenuity, adotará a plataforma da Nvidia para o desenvolvimento de softwares próprios de IA voltados à dirigibilidade dos veículos. “Essa cooperação promoverá ainda mais nossas principais ofertas de sistemas avançados de assistência ao motorista, como o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), impulsionando a tecnologia de condução autônoma no mercado”, afirmou Jan Carlson, diretor executivo da Autoliv.

As companhias trabalharão em conjunto para criar sistemas que possam usar o software deep learning, uma forma de inteligência artificial, para o reconhecimento dos objetos no ambiente, de forma a antecipar possíveis perigos e viabilizar a navegação com segurança. O sistema da IA da Nvidia permite uma compreensão total do ambiente externo em 360 graus e em tempo real, utilizando um mapa em alta definição para planejar a rota com segurança e possibilitar a direção com precisão, além de se ajustar às circunstâncias em constante mudança.

O sistema também realiza outras funções cruciais, como a compilação das informações das câmeras e sensores do veículo para criar uma visão completa do ambiente. O projeto da Zenuity visa a atender não apenas os automóveis da Volvo, mas também a suprir o mercado de OEM da próxima geração de veículos autônomos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *