Volvo lança 6×4 e anuncia aumento de 8% na linha de caminhões

Por Nelson Valêncio – 09.11.2015 – 

Fabricante quer corrigir custos acumulados ao longo de 2015

Caminhão VolvoCom um estande interno de 7 mil m², considerado o maior da empresa na Fenatran 2015, a Volvo Caminhões trouxe 400 colaboradores de Curitiba diretamente para o evento. Apesar da música ao vivo – um conjunto de violoncelo e dois violinos – Bernardo Fedalto Júnior, diretor comercial da fabricante, anunciou reajustes trimestrais nos preços dos caminhões em 2016. A notícia complementa o recente aumento de 8%. Segundo Fedalto, a iniciativa tem como objetivo corrigir os custos acumulados ao longo desse ano.

O tom da Volvo, no entanto, não é de foco na crise, mas em vendas. Metade do estande foi dedicado aos equipamentos e a outra parte é formada por cerca de 40 salas de reuniões, cuja ideia é servir para fechamento de negócios que vão além da venda de caminhões, incluindo os serviços e os recursos de gestão de frota.

Entre os lançamentos, o destaque dado por Fedalto Júnior é o lançamento do caminhão 6×4 com suspensor em um dos eixos de tração. Desconectado na viagem de retorno, ele permitiria uma redução de 4% no consumo de combustível (lembrando que o insumo responde por 40% dos custos de transporte).

No caso de serviços, a Volvo aposta na manutenção contratada, com pagamentos mensais feitos pelos donos dos veículos, o que garante assistência total da empresa. Funciona como um tipo de plano de saúde, na avaliação do diretor comercial. De acordo com ele, de cada quatro caminhões que saem da fábrica da multinacional em Curitiba, um já é entregue com o esse serviço.

Outra novidade é a apresentação do demo do Dynafleet, software que permite a melhor gestão da frota. O aplicativo, conforme destaca Daniel Mello, gerente de Marketing da Volvo Caminhões, está focado em melhorar as condições de logística e não em ser um suporte de segurança patrimonial. O executivo também destacou a presença de simuladores na feira: tanto o de capotagem, para testar a eficiência do sistema de segurança dos caminhões, como o de direção.

Ainda em termos de inovação, a Volvo anunciou a disponibilidade do Voar on Call, serviço de emergência tradicional, mas agora mais interativo. A novidade é um botão – no painel do caminhão – que aciona o recurso e permite a conectividade entre o motorista e o serviço de emergência.