Volvo tem sua primeira escavadeira totalmente elétrica

PressRelease2017_May17_02Da Redação – 30.05.2017 –

Protótipo do equipamento compacto funciona com duas baterias de íons de lítio

A Volvo Construction Equipment, braço da multinacional sueca voltado para a fabricação de máquinas, desenvolveu sua primeira escavadeira totalmente elétrica, a EX2. Na concepção do equipamento, o motor tradicional a combustão foi substituído por duas baterias de íons de lítio que somam 38 KWh. A energia seria suficiente para operar a EX2 por cerca de oito horas em aplicações intensas, incluindo a escavação de terrenos compactados.

Como a arquitetura hidráulica da escavadeira foi retirada e trocada por um sistema elétrico, a EX2, que é um protótipo, incorporou atuadores lineares eletromagnéticos, o que ajuda a otimizar o mecanismo de transmissão. A remoção dos componentes hidráulicos e do motor a combustão não só reduziu as necessidades de resfriamento da escavadeira como também diminuiu o nível de ruído para 10% comparativamente ao modelo convencional. Em termos de produtividade, o protótipo tem alcançado uma eficiência dez vezes maior do que se fosse uma escavadeira hidráulica.

Apresentada em Londres, na semana passada, em um evento da própria Volvo, a EX2 tem zero emissão de poluentes e foi mostrada como um projeto de pesquisa. A montadora não tem planos – pelo menos agora – de iniciar a industrialização da máquina. O projeto foi baseado em uma iniciativa anterior da Volvo, com financiamento de fundos do governo francês e que teve a participação de seis companhias parceiras que compartilharam o investimento de 7 milhões de euros.

Na avaliação de Ahcène Nedjimi, engenheiro que lidera o projeto EX2, o equipamento seria ideal para uso em áreas densamente populosas, inclusive à noite, sem perturbar a rotina das pessoas. Operacionalmente, o equipamento entrega a mesma força e potência de um equipamento convencional equivalente, mas pode ser mais rápida em movimentos combinados.