Wacker Neuson lança linha de equipamentos mais sustentáveis

Da Redação – 19.05.2016 –

Companhia apresentou seis novas máquinas elétricas durante a Bauma, feira que aconteceu em Munique, na Alemanha. Produtos devem começar a ser distribuídos na Europa ainda este ano.

Especializada em equipamentos compactos, a Wacker Neuson aposta na construção de uma frota de máquinas com emissão zero de combustíveis poluentes. Seguindo essa lógica, a fabricante alemã apresentou ao mercado uma nova linha de produtos, todos eles elétricos. No total, são seis novos modelos que variam entre carregadeiras, escavadeiras, dumpers e hammers.

Kremer 5055e. Foto: Divulgação Wacker Neuson
Kremer 5055e. Foto: Divulgação Wacker Neuson

De acordo com o site de notícias Equipment World, o primeiro deles é a carregadeira de rodas, modelo Kramer 5055e. O equipamento funciona a partir da energia distribuída por duas baterias de ácido chumbo, responsáveis por alimentar o motor elétrico: uma destinada às aplicações hidráulicas e outra exclusivamente para o sistema de direção. Com uma pá de 0,55 m³, a Kramer 5055e pode trabalhar por, no máximo, seis horas sem precisar ser recarregada, de acordo com a configuração de energia escolhida pelo usuário.

Ainda no segmento das carregadeiras, a Wacker Neuson também apresentou o modelo Kramer WL20e, capaz de carregar até três mil libras. Assim como o equipamento anterior, a WL20e é alimentada por duas baterias, mas seu tempo máximo de atuação sem recarga é de cinco horas.

Outro destaque da linha é a mini escavadeira híbrida 803e. O modelo comporta tanto os motores a diesel, quanto os motores elétricos. Para atuar no modo “limpo”, a mini escavadeira precisa ser conectada com uma bateria externa, a Neuson HPU8. Segundo o Equipment World, a máquina é capaz de trabalhar em um raio de 360° quando ligada à bateria.

DT10. Foto: Divulgação Wacker Neuson
DT10. Foto: Divulgação Wacker Neuson

O quarto produto apresentado foi o Dumper DT10e, desenvolvido para aplicações em demolições internas. Diferentemente dos outros equipamentos, o dumper é energizado por três motores elétricos, sendo que desses, dois são para o sistema de direção e tração, enquanto o terceiro fica responsável por alimentar a parte hidráulica. Com a bateria extra em relação aos outros, o DT10e consegue uma autonomia de até oito horas de energia.

Por fim, a Wacker Neuson traz dois novos modelos de hammers elétricos: o AS30e e o AS50e. Considerado um pouco menor do que os tradicionais, o AS30e é recomendado para projetos mais apertados, como a colocação de tubulações. Já o AS50e pode ser direcionado a trabalhos de hammer tradicionais. Nesses dois casos, a bateria de alimentação pode ser utilizada independentemente e removida sem a necessidade de ferramentas.