Webinar da Metso Outotec mostra como escolher ferramenta de penetração de solo em mineração

Da Canaris – 04.05.2021 –  

Promovido pela Metso Outotec, em parceria com a MTG, seminário online acontece no dia 20 de maio e tem como alvo os profissionais ligados à operação de minas e à gestão de equipamentos

O uso adequado de ferramentas de penetração de solo é o tema do webinar promovido pela Metso Outotec e pela MTG no dia 20 de maio às 10h00. Também conhecidos pela sigla FPS, esses dispositivos são aplicados nas caçambas de equipamentos de escavação e de movimentação de minérios. O uso das FPS aumenta a produtividade e reduz os custos de operação em minas e produtores de agregados. A utilização incorreta, por outro lado, pode paralisar as plantas de processamento ou causar acidentes na mina ou na planta. “Há FPS para todo o tipo de aplicação, com design e metalurgia adequados e é isso que queremos apresentar no webinar”, resume Marcus Zanetti, engenheiro de Suporte ao Produto na Metso Outotec.

Segundo ele, as FPS aumentam a produtividade dos equipamentos ao reduzir o consumo de combustível e otimizar a penetração das caçambas, reduzindo os tempos de escavação e carregamento. A redução de custos acontece porque as FPS incrementam a proteção das escavadeiras, o que leva a menos paradas entre as operações e às reduções de manutenção. Outra vantagem das ferramentas de penetração de solo é a evolução da tecnologia, com novos mecanismos de troca de peças, mais seguros e sem uso de marretas.

O aumento da vida útil das próprias FPS é outro assunto que deve ser discutido no webinar, a partir da apresentação de soluções com design e metalurgia aprimorados. Segundo Zanetti, dados reais de campo indicam que é possível incrementar entre 15% e 20% a vida útil de FPS com tecnologias adequadas. “A escolha de ferramentas de penetração de solo leva em conta vários fatores, do tipo de minério que está sendo escavado à capacidade da escavadeira em operação”, explica o especialista.

Os palestrantes do webinar também vão mostrar casos reais de aplicação de FPS, inclusive em grandes mineradoras no Brasil e em outros países da América do Sul, e haverá tempo para perguntas. O público alvo do evento inclui profissionais ligados à operação e manutenção de mina, como gestores de frota envolvidos na frente de lavra. A inscrição é gratuita e pode ser feita no link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *