Zurique contrata US$ 16 mi em terminais de recarga para ônibus elétricos

Da Redação – 25.07.2016 –

A operadora de transportes públicos da cidade suíça de Zurique Transports Publics Genevois (TPG) finalizou pedidos totalizando US$ 16 milhões para o fornecimento de carga rápida e tecnologia embarcada em 12 ônibus totalmente elétricos. Os e-buses, do modelo Trolleybus Optimisation Système Alimentation, conectam o aeroporto da cidade ao subúrbio de Genebra e, comparados aos ônibus a diesel, podem ajudar a evitar a emissão de até mil toneladas de dióxido de carbono ao ano.

A ABB foi a empresa contratada para o fornecimento e deverá colocar o sistema de carga elétrica em 13 estações ao longo da rota dos ônibus urbanos, além de três terminais e quatro estações de carga em garagens. “Essa será a tecnologia de conexão para carga instantânea mais rápida do mundo, levando menos de 1 segundo para conectar o ônibus ao ponto de carga”, informa a fabricante.

As baterias dos ônibus podem ser carregadas em 15 segundos com uma carga de 600 quilowatts durante a parada. Uma carga adicional de 4 a 5 minutos no ponto final permite a recarga total das baterias. “Estamos orgulhosos dessa tecnologia de ponta para apoiar a visão da Genebra de um transporte urbano de massa silencioso e com zero emissões para a cidade”, diz Cláudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB. “A solução proporciona um modelo para o futuro transporte urbano e reforça nossa visão de mobilidade sustentável para um mundo melhor”, completa.

A decisão de implantar os TOSAs veio após o bem-sucedido piloto desse tipo de e-bus na rota do aeroporto de Genebra ao centro de exibições Palexpo. Concluído o comissionamento completo em 2018, os ônibus articulados de alta capacidade sairão dos dois terminais em intervalos de 10 minutos nos horários de pico. A linha transporta mais de 10 mil passageiros por dia e a substituição dos ônibus a Diesel pelos modelos de e-buses TOSA reduz o ruído e as emissões de gases de efeito estufa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *