Da redação – 29.08.2016 –
Montadora terá acesso aos dados do mercado brasileiro de caminhões conectados e poderá aprimorar seus dispositivos de gestão e de monitoramento de frota.
A base de dados do TruckPad (empresa e nome do aplicativo, seu principal produto) tem mais de 1 milhão de caminhoneiros, cerca de 8 mil empresas contratantes de frete e mais de 450 mil downloads do aplicativo. Com esse universo, o app consegue uma espécie de Big Data do segmento, principalmente sobre comportamento e localização do caminhoneiro. Agora, a montadora alemã poderá acessar o ecossistema gerenciado pela TruckPad.
“No que se refere à conectividade e ao uso crescente da internet das coisas no segmento de transportes, queremos estar ao lado dos caminhoneiros. Temos experiência e conhecimento para isso, já nos dias de hoje e também para o futuro”, explica Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. De acordo com ele, a união de forças com o TruckPad permite que a empresa ofereça mais serviços aos caminhoneiros e transportadores.
Um dos ganhos da Mercedes Benz é a possibilidade de realizar pesquisas rápidas por meio do aplicativo do TruckPad, ou seja, que informações que servem de referência para avaliações e o aprimoramento de produtos e serviços da montadora. “A companhia poderá falar diretamente com cada um dos motoristas autônomos, entender suas demandas e sempre oferecer novas soluções”, explica Carlos Mira, CEO e fundador do TruckPad.
A parceria entre as duas empresas segue a tendência mundial da Daimler, de uso crescente da conectividade em caminhões e, consequentemente, para a otimização do transporte e do trânsito. O uso da internet, da telefonia móvel e da conexão por WiFi já é realidade, por exemplo, na interligação de três caminhões de condução autônoma Future Truck com Highway Pilot Connect, como foi demonstrado na Alemanha em março deste ano.
Outro recurso já adotado pela montadora europeia é o uso da telemática pelo FleetBoard, o exclusivo sistema de gestão de frota e rastreamento da Daimler já consagrado no Brasil, reforça essa tendência e coloca a empresa na liderança da aplicação de avançadas tecnologias de comunicação e informática.