BRCom expande rede de fibra óptica em Manaus

Da Redação – 10.11.2016 – Com o incremento do novo trecho, tecnologia se consagra como principal infraestrutura adotada pela empresa, sendo responsável por 80% do tráfego suportado. A BRCom, prestadora de serviços de telecomunicações, anunciou a ampliação de seu backbone por meio de um novo trecho instalado entre Manaus e Brasília. Viabilizada pela infraestrutura de cabo […]

Por Redação

em 10 de Novembro de 2016

Da Redação – 10.11.2016 –

Com o incremento do novo trecho, tecnologia se consagra como principal infraestrutura adotada pela empresa, sendo responsável por 80% do tráfego suportado.

mapa_folder_brcomA BRCom, prestadora de serviços de telecomunicações, anunciou a ampliação de seu backbone por meio de um novo trecho instalado entre Manaus e Brasília. Viabilizada pela infraestrutura de cabo OPGW de uma concessionária de energia elétrica parceira, a novidade fará com que a companhia chegue até o final de 2016 com uma rede óptica de 25 mil km de extensão.

“O novo backbone vai permitir que aumentemos nossa presença em todas essas unidades de negócios, principalmente no fomento de novos serviços para as operadoras, além da ampliação da nossa carteira de clientes corporativos e outros mercados”, disse Eduardo Lites, diretor comercial da BRFibra, uma das subsidiárias da BRCom.

Além de aumentar a capacidade de novos contratos para o grupo, Lites destaca que a rede de Manaus também consagra a planta tecnológica de fibra óptica como principal infraestrutura adotada pela BRCom. Segundo ele, o backbone e as redes metropolitanas de fibra óptica chegam a ser responsáveis por 80% do trafego suportado pelo grupo. Os 20% restantes são direcionados para a infraestrutura de transmissão via rádio, principalmente em clientes de regiões mais afastadas e onde a instalação de cabos ópticos é limitada.

Por fim, a expansão do backbone também fortalece a estratégia da empresa em novos mercados, caso da oferta de infraestrutura para setores menos tradicionais como as OTTs (Over The Top, ou seja, prestadoras de serviços como Netflix e Skype), empresas de multisserviço e também as companhias de satélite. “Com o surgimento de novas demandas nos últimos anos, esses clientes tornam-se alvos em potencial para o fechamento de promissores negócios”, finaliza Lites.