Da Redação – 19/12/2016 –
Com esse projeto de R$ 8,5 milhões, o terminal da Rumo Logística no Porto de Santos prevê maior segurança e flexibilidade na operação, além de eliminar a emissão de gases poluentes.
As constantes falhas no abastecimento de energia elétrica na região da Baixada Santista obrigam os terminais do Porto de Santos a operarem com sistemas para a suplementação deste insumo, geralmente movidos a óleo diesel. Para melhorar a eficiência desse sistema, a operadora logística Rumo, uma das maiores exportadoras de granéis sólidos do país, como açúcar e outros produtos agrícolas, substituiu seu parque de motogeradores tradicionais por equipamentos movidos a gás natural que, além de mais econômicos, reduzem a emissões de dióxido de carbono (CO2) e praticamente eliminam a emissão de material particulado, como óxido nítrico (NOx) e dióxido de enxofre (SO2), altamente danosos à saúde.
O projeto de engenharia, desenvolvido pela Ecogen, contemplou a troca de 10 unidades a diesel por dois geradores a gás natural, fornecidos pela General Electric, totalizando uma capacidade instalada de 2,4 MW de geração de energia. A empresa logística, pertencente ao grupo Cosan e detentora de 12 mil quilômetros de ferrovias, devido à incorporação da ALL (América Latina Logística), investiu R$ 8,5 milhões na substituição do sistema, além de firmar um contrato com a distribuidora Comgás para o fornecimento de 20,8 mil metros cúbicos de gás natural por mês.
Na avaliação do diretor de Portos e Terminais da Rumo, Fabricio Degani, a mudança resultará em maior segurança e flexibilidade da operação em caso de falha no suprimento de energia convencional. “Por ser canalizado e de abastecimento contínuo, o gás natural elimina tanto a necessidade de armazenamento de combustível líquido no local quanto o fluxo de caminhões para recarga dos tanques de diesel”, diz ele. A economia de custos também pesou na decisão da empresa, que avalia um retorno aos investimentos realizados ao longo da operação.