Da Redação – 21/12/2016 –
Constatação é dos líderes de alguns dos principais projetos de infraestrutura do mundo, que se reuniram no seminário CCC (Construction Climate Challenge), no Reino Unido.
Reunidos em Birmingham, no Reino Unido, os representantes de alguns dos principais projetos de infraestrutura em implantação no mundo constataram que os processos ambientalmente sustentáveis, que reduzem a geração de resíduos e a emissão de carbono, também resultam em menor custo no canteiro de obras. Durante o seminário Construction Climate Challenge (CCC), realizado recentemente, cerca de 100 líderes do setor compartilharam experiências nessa área e discutiram tópicos que influenciam os custos e a sustentabilidade na construção, como as novas tecnologias e materiais, traçando sua expectativa em relação à cadeia de fornecedores.
“A elevação da temperatura média do planeta e a imprevisibilidade do clima exigem uma resposta que requer o envolvimento de todos”, diz Mike Putnam, CEO da construtora Skanska e presidente do GCB (Green Construction Board), que organizou o evento em parceria com o CCC. Segundo o executivo, um ponto importante a se discutir é a necessidade de maior colaboração em toda a cadeia de abastecimento para garantir que as metas de redução de carbono possam ser atingidas no setor de construção.
Além de construtoras como a Skanska, o evento reuniu grandes contratantes de projetos de infraestrutura, como a Crossrail (interligação ferroviária de Londres), a Anglian Water and Cambridge, bem como universidades e agências governamentais. O evento foi presidido por Paul Toyne, um especialista em construção sustentável e diretor da London Sustainable Development Commission.
O CCC é uma iniciativa liderada pela Volvo Construction Equipment para promover a sustentabilidade em toda a cadeia da construção, como fruto de seu compromisso com o World Wild Fund for Nature (WWF), uma das mais respeitadas organizações ambientais do planeta. “Assumimos o compromisso de reduzir emissões de poluentes em nossos produtos e instalações há muito tempo, mas a mudança climática é uma questão muito grande para ser tratada por uma empresa isoladamente”, afirma Bill Law, vice-presidente de comunicações da Volvo CE. Além de promover debates relacionados à redução na emissão de gás carbônico no setor, a iniciativa visa fomentar financiamentos para pesquisa ambiental em canteiros de obras.